Best Cars Web Site
Guia de Compra

Belga com sotaque brasileiro

Importado por pouco tempo, o Astra europeu tem motor
nacional e bons equipamentos a preço convidativo

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Importada para o Brasil entre o final de 1994 e o começo de 1996, a primeira geração do Chevrolet Astra é uma opção interessante para quem procura um modelo médio-pequeno com motor potente e bom nível de equipamentos, em uma faixa de preço que começa em R$ 11.500. Sua oferta no mercado de usados é satisfatória, e a aceitação, excelente.

A primeira geração do Astra foi apresentada na Europa em setembro de 1991 (leia história). Substituía o Kadett e chegava nas versões hatch, sedã três-volumes e perua. Por aqui foi diferente: a GM aproveitou a repentina redução da alíquota de importação, em 1994, e escolheu hatch e perua (SW) de cinco portas para o lugar das versões de topo de Kadett e Ipanema. O Astra começou a desembarcar por aqui em dezembro de 1994, já como modelo 1995 e em acabamento único GLS.

Produzido na Bélgica, vinha bem-equipado: direção assistida, vidros, travas e retrovisores com controle elétrico, entre outros. Ar-condicionado, bolsas infláveis frontais e rádio/toca-fitas eram opcionais. O motor de 2,0 litros e 116 cv, já utilizado no Vectra e no Omega, era produzido no Brasil, enviado à Europa e voltava sob o capô do Astra. O hatch levava 329 litros em seu compartimento de bagagem, enquanto que na perua era possível acomodar 390 litros.

A vida do Astra importado no Brasil foi breve. Quando a alíquota de importação de 20% subiu para 70%, no início de 1995, a GM começou a ter dificuldades em vendê-lo a preço competitivo. Um ano depois decidiu encerrar sua importação, depois de cerca de 36.000 unidades. O desenvolvimento da segunda geração, que seria nacional, já corria a todo vapor.

"Maravilhoso"   Entre os proprietários que relataram sua experiência no Teste do Leitor do Best Cars, o Astra importado se destaca pelo conforto, acabamento, equipamentos de série, custo-benefício, desempenho e segurança.

"Tem uma excelente relação custo-benefício. Onde podemos encontrar um carro com um belo visual e que apresente vidros, trava (inclusive no porta-malas e tanque) e retrovisores elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado, dentre muitos outros itens por cerca de R$ 11.000? O carro é maravilhoso, a potência é excelente, o conforto é ótimo. Tudo 10", elogia Adilson Roberto Heckler, que mora em Foz do Iguaçu e possui um Astra hatch 1995. Continua

Bem mais comum no mercado, o modelo hatch vinha com bons itens de série, motor de 2,0 litros e 116 cv e quase sempre possui ar-condicionado

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 15/7/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados