No
mercado desde 1982, o Volkswagen Saveiro é um caso curioso. O picape
leve, o mais antigo em produção (se considerada a geração anterior), não
é dos mais apreciados por seus proprietários, mas se mantém entre os
mais vendidos de seu segmento. A oferta e a aceitação no mercado são
boas e seu preço parte dos R$ 12 mil.
Derivado do Gol, o Saveiro chegou em 1982 com a mesma opção de motor do
hatch na época – 1,6-litro com refrigeração a ar – e seguindo o então
novo segmento dos picapes leves, com Fiat 147 e Ford Pampa. A primeira
geração foi até 1997, depois de três reestilizações na dianteira – as
linhas da caçamba não mudaram – e a adoção de motor refrigerado a água.
É a segunda geração, popularmente chamada de "bola" devido às linhas
arredondadas, que este Guia de Compra aborda.
Com três anos de atraso em relação ao Gol de mesma geração, o Saveiro
chegava ao mercado bem mais moderno. A cabine recebia uma pequena janela
lateral, passando a impressão de cabine estendida e melhorando a
visibilidade. A caçamba, mais larga e comprida, estava entre as maiores
do mercado e a capacidade de carga subia para 700 kg.
Eram duas versões. A mais simples CL podia receber motores 1,6 e 1,8 com
injeção multiponto (92 e 99 cv, na ordem); apenas vidros verdes e
protetor de caçamba eram de série. O Saveiro mais luxuoso, GL, só
utilizava o motor mais potente e tinha janela traseira corrediça. Em
1998 chegava o esportivo TSi, com motor 2,0 de 111,5 cv, direção
assistida, vidros, travas e retrovisores com controle elétrico, rodas de
alumínio de 15 pol e faróis auxiliares de série.
No início de 2000 era lançado o chamado Saveiro Geração III, na
realidade só uma reestilização do anterior. Recebia faróis maiores,
linhas mais angulosas – a exemplo de Gol e Parati – e novo painel. Os
pacotes seguiam a nova nomenclatura da VW: básico, Comfortline e
Sportline. Os dois últimos utilizavam apenas os motores 1,8 e 2,0 e
ofereciam ar-condicionado, direção assistida, vidros, travas e
retrovisores elétricos, além de rodas de alumínio de 15 pol e faróis
auxiliares no Sportline.
No final do ano chegavam as séries especiais Summer e Fun, com motor
1,8, direção assistida e, na segunda, rodas de alumínio. Um ano depois a
versão Plus substituía a Comfortline; de série trazia direção assistida,
mas podia receber inúmeros opcionais, entre eles o motor 2,0. Um ano
mais tarde, mais uma série especial: a City 1,6, com direção assistida e
faróis de máscara negra.
Continua |


O Saveiro GLi 1999: as linhas
arredondadas da segunda geração, antes da reforma externa e interna que
a VW chama indevidamente de Geração III


O modelo 2002: frente e
painel modernizados e o mesmo conjunto, elogiado pelo desempenho,
estabilidade e relação custo-benefício |