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Guia de Compra

Longevo, mas não tão amado

Mesmo com mais de duas décadas de mercado, o Saveiro
não é dos modelos mais apreciados por seus donos

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

No mercado desde 1982, o Volkswagen Saveiro é um caso curioso. O picape leve, o mais antigo em produção (se considerada a geração anterior), não é dos mais apreciados por seus proprietários, mas se mantém entre os mais vendidos de seu segmento. A oferta e a aceitação no mercado são boas e seu preço parte dos R$ 12 mil.

Derivado do Gol, o Saveiro chegou em 1982 com a mesma opção de motor do hatch na época – 1,6-litro com refrigeração a ar – e seguindo o então novo segmento dos picapes leves, com Fiat 147 e Ford Pampa. A primeira geração foi até 1997, depois de três reestilizações na dianteira – as linhas da caçamba não mudaram – e a adoção de motor refrigerado a água. É a segunda geração, popularmente chamada de "bola" devido às linhas arredondadas, que este Guia de Compra aborda.

Com três anos de atraso em relação ao Gol de mesma geração, o Saveiro chegava ao mercado bem mais moderno. A cabine recebia uma pequena janela lateral, passando a impressão de cabine estendida e melhorando a visibilidade. A caçamba, mais larga e comprida, estava entre as maiores do mercado e a capacidade de carga subia para 700 kg.

Eram duas versões. A mais simples CL podia receber motores 1,6 e 1,8 com injeção multiponto (92 e 99 cv, na ordem); apenas vidros verdes e protetor de caçamba eram de série. O Saveiro mais luxuoso, GL, só utilizava o motor mais potente e tinha janela traseira corrediça. Em 1998 chegava o esportivo TSi, com motor 2,0 de 111,5 cv, direção assistida, vidros, travas e retrovisores com controle elétrico, rodas de alumínio de 15 pol e faróis auxiliares de série.

No início de 2000 era lançado o chamado Saveiro Geração III, na realidade só uma reestilização do anterior. Recebia faróis maiores, linhas mais angulosas – a exemplo de Gol e Parati – e novo painel. Os pacotes seguiam a nova nomenclatura da VW: básico, Comfortline e Sportline. Os dois últimos utilizavam apenas os motores 1,8 e 2,0 e ofereciam ar-condicionado, direção assistida, vidros, travas e retrovisores elétricos, além de rodas de alumínio de 15 pol e faróis auxiliares no Sportline.

No final do ano chegavam as séries especiais Summer e Fun, com motor 1,8, direção assistida e, na segunda, rodas de alumínio. Um ano depois a versão Plus substituía a Comfortline; de série trazia direção assistida, mas podia receber inúmeros opcionais, entre eles o motor 2,0. Um ano mais tarde, mais uma série especial: a City 1,6, com direção assistida e faróis de máscara negra. Continua

O Saveiro GLi 1999: as linhas arredondadas da segunda geração, antes da reforma externa e interna que a VW chama indevidamente de Geração III

O modelo 2002: frente e painel modernizados e o mesmo conjunto, elogiado pelo desempenho, estabilidade e relação custo-benefício

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Data de publicação: 23/10/04

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