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Guia de Compra

Querido como novo e como usado

A mesma boa procura nas concessionárias é encontrada nas
lojas de usados, mas a satisfação com o Gol não é das melhores

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Mais vendido há 18 anos no mercado brasileiro, o Volkswagen Gol superou até o lendário Fusca em volume de vendas. São diversas as razões para isso: robustez, durabilidade, manutenção fácil e barata e ótima aceitação no mercado, que se reflete no valor de revenda. As versões com motor 1,0-litro e injeção, abordadas neste Guia, têm preço partindo dos R$ 9.400.

A história do Gol começou em 1980, ainda com motor 1,3 arrefecido a ar. Desde então, passou por algumas reestilizações e ganhou uma segunda geração no fim de 1994. O primeiro 1,0-litro da nova geração foi lançado em 1995: o Gol Plus, que ainda utilizava o motor AE-1000 de origem Ford, com potência de 49,8 cv e injeção monoponto. O pacote de itens de série trazia desembaçador e limpador do vidro traseiro e banco de trás bipartido.

Em 1997, o motor AE era enfim aposentado e em seu lugar entrava o VW EA-111, com injeção multiponto e 54 cv. Chegava também a versão de entrada Gol Mi. Ela perdia os poucos itens da Plus, que recebia opcionais como ar-condicionado, direção assistida e pára-choques na cor da carroceria. No fim do ano a VW inovava com o primeiro 1,0 16V. Rendendo 69,7 cv, o novo motor podia equipar as duas versões — Mi e Mi Plus. Em 1998, o Plus passava a ter cinco portas, opção estendida ao Gol 1,0 Mi um ano depois.

Uma ampla reestilização chegou em 1999. A segunda geração ganhou contornos mais modernos, porém manteve a carroceria. O erroneamente chamado Gol Geração III podia vir com o 1,0 16V. A versão base era a Plus, com vidros verdes e pára-choques na cor da carroceria. Como opcionais eram oferecidos os pacotes Conforto, Luxo e Estilo.

A carroceria antiga permaneceu no Gol Special, com motor de oito válvulas e três portas. Em 2000, o pacote Estilo passou a Sportline e a versão Plus ganhou opção desse motor. No mesmo ano chegou a série especial Ouro, com direção assistida e rodas de 14 pol. Em 2001, uma versão mais simples de três portas foi lançada para o Gol "G3", como ficou conhecido. Tinha pára-choques cinza e motor oito-válvulas. Logo depois o Power, com direção assistida, entrou no lugar do Plus.

Também chegaram as séries especiais Trend 1,0 (com três portas, direção assistida, pára-choques pretos e rodas de 14 pol), Highway (motor 16V, cinco portas, direção assistida e pára-choques na cor da carroceria) e Fun, semelhante à anterior, mas com rodas de alumínio e máscara dos faróis na cor da carroceria. Continua

Em 1995, o primeiro Gol 1,0 com injeção: o Plus, que marcou a chegada dessa cilindrada à segunda geração

O desenho externo e interno daquela época permanecem no Gol Special, a atual versão de entrada

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Data de publicação: 29/1/05

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