Best Cars Web Site
Guia de Compra

Revolução para todos os gostos

Responsável pela modernização dos carros pequenos, o
Corsa de primeira geração atende a diferentes perfis

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Ele é tido como o carro que revolucionou o mercado dos pequenos de 1,0 litro. Com um desenho agradável, mecânica robusta e confiável e ótima aceitação no mercado, o Corsa é uma excelente opção a quem busca um compacto econômico. O preço é atraente e parte dos R$ 7.800.

Até 1994, quem buscava um modelo barato tinha que escolher entre Uno Mille, Gol 1.000, Escort Hobby e Chevette L. O Corsa chegou para substituir este último trazendo tudo aquilo que seus concorrentes não tinham: estilo moderno (fora lançado um ano antes na Europa), injeção eletrônica e acabamento diferenciado e mais agradável. O sucesso foi rápido: o novo Chevrolet era vendido com ágio e tinha longas filas de espera nas concessionárias.

A primeira versão foi a Wind, com motor 1,0 EFI de 50 cv de potência. O interior não tinha partes metálicas aparentes e os bancos e laterais eram integralmente revestidos em tecido, mas era vendido quase sem equipamentos. Meses depois estreou a versão GL, com motor 1,4 de 60 cv, limpador e desembaçador do vidro traseiro, banco traseiro bipartido com encostos de cabeça e conta-giros de série, além de rádio/toca-fitas e ar-condicionado opcionais.

No fim do ano chegou o Corsa GSi, versão esportiva com motor 1,6 16V importado e 109 cv. O visual era garantido pelo pára-choque dianteiro com entrada de ar maior, saias laterais, aerofólio e rodas de alumínio de 14 pol. No interior, ar-condicionado, direção assistida, conjunto elétrico, bancos esportivos — freios com sistema antitravamento ABS e teto solar eram opcionais.

A família cresceu mais em 1995, com a chegada do GL de cinco portas, com desenho diferenciado na traseira; do Pickup, de estilo agradável e inédito motor 1,6 de 79 cv; e do Sedan, o Corsa três-volumes, que contava com um 1,6 de injeção multiponto e 92 cv. As versões deste eram GL, com os mesmos equipamentos do hatch, e GLS, topo de linha, com direção assistida, vidros, travas e espelhos com acionamento elétrico e rodas de alumínio de 14 pol. Continua

Primeira versão do Corsa, a Wind é a mais simples, com acabamento espartano, poucos equipamentos e motor 1,0 de oito válvulas

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 27/3/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados