Best Cars Web Site
Guia de Compra

Mais por menos

Um Golf três-volumes, o Bora traz porta-malas maior
e seguro pela metade a um preço interessante

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Que tal andar em um Golf 2,0 com porta-malas maior e seguro muito mais barato, pagando praticamente o mesmo? Estamos falando do Bora, sedã que é importado do México desde 2000 e compartilha muitos componentes com o hatchback, inclusive o bom acabamento e a dirigibilidade acertada. O modelo dispõe de uma oferta pequena no mercado de usados, porém uma liquidez muito boa e preço começando em R$ 30.000.

A versão três-volumes do Golf foi lançada na Europa em 1980 com o nome de Jetta. O modelo, assim como o seu sucessor Vento (1992), sempre teve identidade própria, com linhas mais retilíneas na dianteira. Com o Bora, lançado em 1999, não foi diferente: tem faróis retangulares, no lugar dos ovalados do Golf, e uma traseira curta e alta, com lanternas parecidas com as do Passat. No México é produzido como Jetta para o mercado americano, mas aqui chega com o nome europeu.

A estréia no Brasil aconteceu no final de 2000, como modelo 2001. O Bora desembarcava em duas versões de acabamento: básica (com direção assistida e travas com acionamento elétrico, embora quase todas as unidades tenham saído com ar-condicionado e controle elétrico dos vidros e retrovisores) e Comfortline, que adicionava bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS) e rodas de alumínio, além de acabamento superior. Ambos vinham equipados com o motor 2,0-litros de 116 cv, o mesmo do Golf, e tinham a opção de câmbio automático de quatro marchas.

Poucas mudanças ocorreram ao longo dos anos. O modelo ganhou novas rodas em 2001, ano em que a versão Comfortline deixou de existir. Dois anos depois, passou a ser oferecido em pacote completo, apenas com câmbio automático como opcional.

"Próximo a um Audi"   Entre os participantes do Teste do Leitor do BCWS, o Bora brilha pela beleza, conjunto mecânico (motor, câmbio, suspensão e freios), conforto, acabamento e porta-malas espaçoso. Continua

A versão básica tem a mesma mecânica, mas é mais simples no acabamento e tem menos itens de série; o espaço no banco traseiro não é dos maiores

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 3/7/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados