Glossário de termos técnicos

Esta seção pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.



Válvula de alívio:
válvula usada para limitar a pressão de sobrealimentação do turbo. Como a turbina é acionada pelos gases de escapamento, a válvula de alívio cria um desvio para estes gases quando o turbo atinge a pressão máxima preajustada, impedindo que a pressão suba além deste patamar. Veja válvula pop-off, abaixo.


Válvula pop-off: válvula usada para limitar a pressão de sobrealimentação do turbo. Quando a pressão máxima regulada é atingida, a válvula pop-off abre a linha de sobrealimentação, desviando o ar comprimido para atmosfera e limitando assim a pressão máxima. A vantagem deste sistema em relação à válvula de alívio é que ele mantém o turbo sempre em alta rotação, reduzindo o retardo do turbo (turbo-lag) e tornando as reações do motor mais rápidas. Mas isso provoca um desgaste excessivo do turbo, pois ele trabalhará sempre em rotação máxima.


Variador de tempo de válvulas: sistema mais simples e barato que o comando variável, mas com a mesma função de fazer variar os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Isso é feito pela alteração de posicionamento do comando (em geral apenas o das válvulas de admissão, mas em alguns casos também o de escapamento). O comando pode ser adiantado, por exemplo, em 25 graus em regimes elevados para propiciar melhor enchimento dos cilindros. Entre os motores que já o usaram no Brasil estão os 1,75 e 2,45-litros do Marea, o 1,0-litro turbo de VW Gol e Parati e os 1,6 e 1,8-litro do Corolla (sistema VVTi).

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