Glossário de termos técnicos

Esta seção pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.



Massa não suspensa: compreende todos os componentes que não ficam suspensos pelas molas da suspensão do veículo, como rodas, pneus, discos e tambores de freio. Quanto menor essa massa, melhor o comportamento da suspensão em pisos irregulares, maior a aceleração e mais eficientes as frenagens.


Método carga: modo de condução em que se usa maior abertura de acelerador (carga) e menor rotação para obter o mesmo desempenho. É a forma mais econômica de se dirigir em motores do ciclo Otto (gasolina, álcool, gás natural) de quatro tempos (saiba mais).


Momento polar de inércia: grandeza que representa o peso (do veículo, no caso) conforme sua distribuição por todo ele. Quanto maior o momento polar de inércia, maior a resistência à mudança de direção. Carros com grande distância entre eixos em relação a seu comprimento e com peso concentrado entre os eixos, como no caso de motor central, tendem a obter baixo momento polar de inércia. Com isso, as respostas ao comando do motorista no volante são mais rápidas.


Monobloco
: estrutura em que chassi e carroceria formam uma única peça. Hoje utilizado em todos os automóveis, proporciona menor peso e melhor comportamento dinâmico que o tradicional chassi de longarinas, ainda bastante empregado em utilitários.


MP3: arquivos de áudio compactos, em geral obtidos via internet ou pela conversão de arquivos de outros formatos. A compactação permite que um CD comum receba, em média, 10 vezes mais músicas em MP3 que no formato convencional.

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