Glossário de termos técnicos

Esta seção pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.



Lâmpadas de xenônio: ou lâmpadas de descarga de alta intensidade (HID), são preenchidas pelo gás que lhes dá nome, resultando em iluminação mais intensa e branca, sem ampliar o risco de ofuscamento de motoristas no sentido contrário. Consomem menor energia que as convencionais, exceto nos segundos iniciais de funcionamento, e são mais usadas no facho baixo. Usa-se a expressão bi-xenônio quando essas lâmpadas respondem pelos fachos alto e baixo.


LED:
sigla para light emitting diod, em inglês, ou diodo emissor de luz. É um sistema de iluminação bastante compacto, de acendimento mais rápido e de vida útil muito mais longa do que qualquer lâmpada convencional. Nos carros é usado em luzes suplementares de freio, luzes-piloto do painel de instrumentos (exemplo: Santana de 1984 a 1991), luzes indicativas de sistemas (como alarme) e até mesmo lanternas traseiras (exemplo: Maserati 3200 GT).


Limpador de pára-brisa automático: sistema que aciona o limpador quando necessário, com o intervalo e a velocidade mais adequados. O pára-brisa possui um sensor de chuva, que analisa a refração da luz e detecta a presença de água sobre ele. O comando do limpador, em geral, possui uma posição automática, que substitui a do temporizador, mantendo as velocidades usuais do sistema.

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade

Shopping Best Cars