Glossário de termos técnicos

Esta seção pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.



Balanço:
no sentido dimensional, é a medida entre o centro de uma roda e aquela extremidade do veículo. Portanto, a soma dos balanços dianteiro e traseiro à distância entre eixos resulta no comprimento total do veículo. A tendência atual é de balanços cada vez menores, pois o entreeixos vem crescendo na maioria dos automóveis sem alteração significativa no comprimento.


Barra de amarração: ou stress-bar, é um elemento metálico que interliga as torres de uma suspensão, a fim de reduzir a movimentação do chassi provocada pelas solicitações em curvas fortes. O objetivo é manter inalterada a geometria da suspensão, com ganho em estabilidade. Pode ser montada à frente ou atrás, bem como ser conectada a um terceiro ponto, estabelecendo uma triangulação que acentua seu efeito. Entre os carros nacionais equipou por algum tempo o novo Fiesta e os Omegas 3,0 e 4,1.


Batente hidráulico:
dispositivo aplicado ao amortecedor para suavizar o movimento de distensão (abertura) do componente, como ao passar por uma lombada de perfil alto ou descer de uma calçada. Sem ele, o amortecedor emite um ruído ao atingir o batente. Adotá-lo é providência relativamente comum no processo de adaptação de um carro à produção nacional.


Bloqueio do conversor de torque: presente em todas as caixas automáticas, o conversor destina-se a transmitir movimento (torque) por meio hidráulico, ou seja, apenas líquido liga o motor à transmissão. Mas seu deslizamento prejudica o desempenho e o consumo do veículo, pelo que se usa o bloqueio (lock-up). Suas duas metades, a partir de determinada velocidade, unem-se solidamente e anulam o deslizamento, como se fosse uma ligação mecânica entre o motor e a transmissão. O bloqueio é mais comum na penúltima e última marchas, mas há câmbios em que ele opera em todas, como no Honda Civic nacional de 2007 em diante.