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Como calcular a velocidade
em função da rotação


Como calculo a velocidade tendo rpm, relação de marcha, relação do diferencial e raio do pneu? Tentei aplicando a física mas não consegui chegar a um resultado confiante. O site é muito bom. Aqui tirei muitas dúvidas na parte de transmissão. Recentemente coloquei um diferencial mais longo em minha pick-up e tirei algumas dúvidas aqui. Agora que troquei de pick-up queria tirar essa dúvida para trocar a coroa e pinhão para ver se vai dar prova.

Jeandré Guimarães
Jaguariaiva, PR
jeandre@bol.com.br

Para calcular a velocidade por rotação é preciso conhecer a circunferência do pneu, que pode ser obtida de duas formas.

Uma é medindo na prática: coloque o carro em piso plano, faça uma marca a giz na lateral do pneu (calibrado) próximo ao solo e outra neste. Empurre o carro até a roda dar uma volta completa e faça a segunda marca no solo. Com uma trena, meça a distância.

A outra maneira de obter a circunferência é a partir a medida do pneu, o que se torna simples utilizando a ferramenta abaixo, capaz ainda de comparar diferentes medidas de pneus:

Medida atual dos pneus Medida desejada dos pneus
/ R / R
Raio atual: mm Novo raio: mm
Circunferência atual: mm Nova circunferência: mm
Diferença de circunferência: mm ou %
Obs.: como esta ferramenta foi desenvolvida em inglês, os resultados são apresentados com ponto em vez de vírgula para as casas centesimais

Uma vez medida ou calculada a circunferência, a velocidade por 1.000 rpm é obtida multiplicando a circunferência (em milímetros) por 0,06 e dividindo pela relação da marcha, e novamente pela relação do diferencial (vezes-dividido-dividido-igual). Exemplo: com o pneu citado acima, relação de marcha 0,8:1 e diferencial 4:1, tem-se 1.872,7 x 0,06 / 0,8 / 4, que resulta em 35,11 km/h por 1.000 rpm.

Para saber a velocidade em rotação superior, basta multiplicar os 35,11 pelas rotações, em milhares. Para obter a rotação em dada velocidade, divida esta pelos 35,11. Como se vê, com os cálculos seria possível eliminar o velocímetro, mantendo apenas o conta-giros, e vice-versa.

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Data de publicação: 15/3/03 - Foto: Fabrício Samahá

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