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por Fabrício Samahá 

Sensor de estacionamento: o
ultra-som facilitando as manobras


Gostaria de saber como é construído e como funciona o sensor de distância instalado no pára-choque traseiro de alguns veículos e utilizado em manobras em marcha à ré. O BCWS é sem dúvida o melhor site sobre automóveis.

Walter Lima Garcia
São Paulo, SP
walter.garcia@bol.com.br

De acordo com a Citroën, que o oferece como opcional nos modelos Xsara e C5 (foto), o sistema auxiliar de estacionamento consiste em captadores, que emitem ultra-som, e um calculador, que calcula a distância e a posição do objeto ou veículo, modula o sinal elétrico e o transmite ao sistema de alarme que alerta o motorista.

Os captadores são quatro, montados todos à mesma altura, e abrangem uma distância de até 1,5 metro para a traseira e até 60 cm para as laterais. Entretanto, a forma e a espessura do objeto afetam essa distância. Uma haste de 75 cm de altura e 5 cm de diâmetro, por exemplo, é detectada a um metro do carro. Se o diâmetro da haste for de apenas 1 cm, ela só será detectada a 30 cm de distância.

À medida em que a distância entre o carro e o objeto (ou outro veículo) diminui, o alerta sonoro se torna mais freqüente, até passar a contínuo quando ela chegar a 25 cm. No caso de detecção lateral, o alerta cessa após 3 segundos caso a distância seja mantida (caso de passagem por um local estreito), a não ser que a proximidade o tenha levado ao sinal contínuo.

O sistema é ativado de modo automático sempre que se engata a marcha à ré. Portanto, não atua caso o veículo se mova para trás em ponto-morto ou pela ação da embreagem, nem indica a aproximação de um veículo ou objeto móvel pela traseira. A Citroën informa ainda que a freqüência de 40 kHz do ultra-som não perturba os animais.

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Foto: Fabrício Samahá - Data de publicação deste artigo: 7/12/02

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