Best Cars Web Site Consultório Técnico

por Fabrício Samahá 

Por que a direção assistida é
mais rápida que a comum


Qual é a força "roubada" pela direção hidráulica em um motor 1.0? Por que a direção hidráulica de um Palio tem menos voltas que uma direção comum? A BCWS é sempre atual, continuem assim!

Fabricio M. Zocolotti
Curitiba, PR
fabmafra@hotmail.com

O "roubo" de potência da direção assistida é baixo: cerca de 1 a 3 cv, conforme a situação -- naturalmente aumenta com o volante mais esterçado, situação em que a bomba de óleo trabalha com máxima pressão. Quanto ao número de voltas, a assistência hidráulica permite que o fabricante adote uma relação mais baixa (mais direta, ou mais rápida) do que na direção sem assistência, sem que ela se torne pesada.

Com isso, menor movimento é necessário para esterçar as rodas e o batente é atingido com menos voltas do volante. Isso é tão importante para o prazer e a segurança ao dirigir que até Ayrton Senna exigiu direção assistida na Fórmula 1 para chegar ao peso e à relação desejados.

De modo geral, modelos não-esportivos têm relação de direção entre 18:1 e 24:1, sem assistência, e entre 13:1 e 16:1 quando há assistência hidráulica. O Palio é justamente um dos campeões nacionais de direção rápida, pois adota 13:1 na versão assistida. Existem também direções com relação variável, mais rápidas nos extremos ou na região central. No S10 e Blazer a relação varia de 13:1 a 15:1.

Além do menor movimento e da leveza, a direção assistida traz outras vantagens, como a maior facilidade de controle do veículo no evento de um pneu dianteiro furado. É um daqueles itens aos quais, uma vez habituado, o motorista não quer mesmo abdicar em um próximo automóvel.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados