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CONSULTÓRIO DE PREPARAÇÃO

por Iran Cartaxo

Dodge Ram V8 com nitro e compressor: quase 450 cv!


Quanto custa e onde posso comprar um Paxton Supercharger? E como ficaria em uma Dodge Ram 5.2 V8 com nitro? Que alterações eu devo fazer, que não prejudiquem o motor da camionete?

Mateus Augusto Vieira Machado
mateus@francanet.com.br



A preparação de um motor de grande capacidade cúbica, baixa potência específica e grande torque como o 5,2 V8 do Dodge Ram surte sempre ótimos resultados. A escolha de um compressor centrífugo de acionamento mecânico, como o Paxton Supercharger (que nunca deve ser chamado de turbo, pois definitivamente não o é) é realmente uma ótima opção, já que este motor dispõe de força de sobra pra acionar o equipamento. Assim, podem-se desfrutar de todas as vantagens de uma preparação sobrealimentada sem ter de conviver com os regimes de funcionamento de um turbo, o peso e tamanho de um blower ou as constantes recargas de um nitro.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Dodge Ram 5,2 V8 original (em azul); com compressor centrífugo de acionamento mecânico (em verde); e com compressor centrífugo de acionamento mecânico e injeção de óxido nitroso (em vermelho)

Veja as curvas ampliadas

Veja as curvas ampliadas
Combinar um compressor mecânico a uma injeção de óxido nitroso é uma solução bastante utilizada pela seguinte razão: em um motor turbo, quando se deseja uma descarga extra de potência, lança-se mão de uma segunda pressão de funcionamento, mais alta, conseguida através de um booster. Em um compressor a regulagem de duas pressões exigiria um segundo conjunto de acionamento, para que fosse alterada a relação de transmissão entre o compressor e o motor -- o que complicaria e encareceria o equipamento de forma inviável. Já que é bem mais difícil fazer um compressor mecânico trabalhar com duas pressões, recorre-se à injeção de óxido nitroso, que passa a servir apenas para dar a potência extra necessária em alguma ocasiões, sendo portanto pouco utilizado, o que reduz o gasto com recargas do nitro.

O kit de um compressor centrífugo de acionamento mecânico é costumeiramente importado já completo, ou seja, além do compressor propriamente dito compõem o kit todas as polias, correias, tubos, linhas de lubrificação, suportes e em alguns casos até a eletrônica necessária para adaptar a injeção ao novo comportamento do motor. Esta eletrônica é responsável, à semelhança do que se faz em carros turbo, por adequar a curva de ignição e injeção aos novos regimes, e pode empregar bicos adicionais, remapeamento e todas as outras soluções já citadas para carros turbo, cabendo ao preparador ou ao fabricante do kit escolher qual a mais adequada à situação.

O kit nitro é completo por simplicidade. Explica-se: possui uma linha e injetores de óxido nitroso e outra