Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Gol 1,8: carburador Weber 40 e alto consumo


Tenho um Gol CL 1.8 94 que era a álcool e foi modificado (troca dos pistões também) para gasolina. Foi colocado o comando do GTS, coletor de escape dimensionado e polia variável. O carro anda bem mas gasta demais (cidade, 6,4 km/l, e estrada, à média de 150 km/h, 9,2 km/l). É por causa do comando? Queria saber qual sua potência e desempenho. Se não houver como ficar mais econômico, o que fazer para ele andar mais (turbo e aspirado)? Tenho guardado um Weber 40 que tirei de um Passat.

Leonardo B. Menarim
nisecr@pr.gov.br
Curitiba, PR


Como seu carro foi convertido e preparado, Leonardo, é difícil saber à distância o que está causando o consumo alto. Mas podem-se dar umas dicas. Considerando conversão bem-feita, suspeita-se em primeira mão do comando utilizado. Mas a média de consumo que você citou é esperada para comandos acima de 288°, não para o 265° do GTS -- mesmo com coletor de escapamento dimensionado e polia regulável. Por isso, descarte esta hipótese.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol CL com a preparação atual (em azul), com carburador Weber 40 (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Pode ter ocorrido de seu motor ficar com baixa taxa de compressão. Os VW utilizavam 8,5:1, mas a gasolina atual permite até aumentá-la para 9:1. Verifique, portanto, qual a taxa de compressão atual de seu carro. Conferir também a curva do ponto de ignição seria importante. Ele deve ter sido alterada na conversão e pode estar atrasada demais, causando o alto consumo. Neste caso uma regulagem de toda a curva para o ponto ideal resolverá o problema.

Ainda, a mistura pode estar muito rica, regulagem também alterada durante a conversão e preparação. Cabe então verificar a emissão de O² com sonda lambda, para que se possa proceder à regulagem correta da mistura. Mesmo que o mecânico prefira verificar a emissão de CO² -- procedimento mais fácil --, exija a de O², pois é a maneira mais confiável de regular a mistura. A emissão de CO² não é adequada para esse fim, pois sua relação com a mistura não é tão linear quanto a de O².

O carburador Weber 40 permite o uso de comandos mais bravos do que o do Gol GTS, sem que a marcha-lenta seja afetada sensivelmente. Com este carburador pode-se usar comando de até 288o de duração, sem problemas de dirigibilidade -- mas o consumo vai ficar prejudicado. Simulamos a condição atual de seu carro; a substituição do carburador atual pelo Weber 40, mantendo a atual preparação; e a adição de turbo e intercooler a 0,6 kg/cm² ao veneno atual (veja outras receitas para o Gol nesta seção). Observe o desempenho esperado:

  Atual Weber 40 Turbo a 0,6 kg/cm2
Potência máxima 106 cv 120 cv 170 cv
Rotação de potência máxima 5700 rpm 6100 rpm 5600 rpm
Velocidade máxima 179 km/h 187 km/h 209 km/h
Rotação à velocidade máxima 5405 rpm 5640 rpm 6325 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,7 s