Consultório de Preparação



Gol 1,8: comando de GTI, embreagem e velas


Gostei muito da HP! Tenho um Gol CL 1.8 álcool 93, motor AP. Gostaria de aumentar o desempenho do motor, ganhar mais arrancada, mais final. Como ficaria meu motor com o comando de válvulas do GTI (0,53)? Embreagem dá alguma diferença no arranque? Cabos e velas também ajudam?

Emilio Rossi
pescara@saloonet.com.br
São Manuel, SP



O desempenho com esta configuração é muito semelhante ao obtido com o comando do Gol GTS, Emilio. Este já foi simulado na consulta do Gol S, na coluna Motor Atual. O comando do GTI propicia um pouco menos de potência (cerca de 2 cv) e um pouco mais de torque (não mais que 1 mkgf) em relação ao do GTS, de modo a não inviabilizar o uso daquela simulação no seu caso.

Salvo se a embreagem original estiver defeituosa, "patinando", o resultado em arrancada será praticamente o mesmo com a embreagem original e uma esportiva. No seu caso não vale a pena. A troca só deixaria o pedal mais pesado. Da mesma forma, cabos e velas especiais só são necessários para altíssimas potências -- mais de 250 cv neste motor --, em que a centelha teria dificuldades para dar início à queima. E os cabos só teriam efeito se aliados a um módulo de ignição e bobina mais potentes (veja artigo sobre lendas na seção Artigos).



Volta ao Consultório de Preparação

Volta à página principal