Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Turbo e nitro levam o Saveiro 1,6 aos 200 cv


Gostaria de saber como preparar (turbo, comando, todas as maneiras possíveis) uma Saveiro 1.6 AP e qual o custo destas preparações. Não quero passar vergonha perto de um Omega 4.1.

Cláudio Roberto Vidal
vidal@sigmabbs.com.br
Paulínia, SP


Existem três linhas de preparação mais usuais: aspirada, nitro e turbo. Pode haver uma combinação destas preparações, sendo a união de turbocompressor e óxido nitroso a mais aplicada. Cada preparação possui características próprias, ficando a gosto do proprietário escolher entre elas (clique aqui para saber mais).

A combinação de turbo com óxido nitroso é bastante comum pois estes venenos se completam: ao óxido nitroso cabe a sobrealimentação do motor antes da entrada do turbo; depois que o turbo entra em ação os dois equipamentos funcionam em conjunto. Pode-se optar por desligar o nitro para poupar o gás, mas a maioria prefere mantê-los funcionando em conjunto para um máximo desempenho.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Saveiro original (em azul), com preparação aspirada (em marrom), com nitro (em rosa), com turbo a 1,2 kg/cm2 (em verde) e com turbo a 0,5 kg/cm2 e nitro (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


A instalação do nitro elimina uma desvantagem do turbo, que é a pouca potência disponível antes da entrada em funcionamento da turbina. Entretanto, agrega ao sistema as desvantagens do nitro, veneno não muito recomendado para uso em rua.

Para superar o nível de desempenho de um Omega de 4,1 litros podem ser utilizadas as seguintes receitas:

- Aspirada com comando com 50° a mais de duração da abertura e 2,3 mm a mais de levantamento das válvulas, 2 carburadores de corpo duplo Weber 40, aumento da taxa de compressão em 1 ponto, aumento do diâmetro das válvulas de admissão em 2 mm, aumento do diâmetro dos dutos de admissão em 2 mm, coletor de escape dimensionado, sistema de ignição com bobina mais potente e melhores cabos de velas;

- Nitro
com 4 injetores de óxido nitroso de 0,017 pol, um para cada cilindro, e 4 injetores extras de combustível de 0,023 pol, também um para cada cilindro;

- Turbo com 1,2 kg/cm2 de pressão, intercooler e válvula de prioridade, redução da taxa de compressão em 1,5 ponto;

- Turbo Nitro com 0,5 kg/cm2 de pressão, intercooler e válvula de prioridade, 4 injetores de óxido nitroso de 0,015 pol, um para cada cilindro, e 4 injetores extras de combustível de 0,020 pol, também um para cada cilindro; funcionamento conjunto do turbo e do óxido nitroso.

Este é o desempenho estimado:

  Aspirada Nitro Turbo Turbo Nitro
Potência máxima 186 cv 198 cv 192 cv 202 cv
Rotação de potência máxima 8000 rpm 5600 rpm 5350 rpm 5600 rpm
Velocidade máxima 214 km/h 218 km/h 216 km/h 220 km/h
Rotaç