Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Gol 1,6: carburador e comando "bravo"


Parabéns a todos pelo site, bem simples, eficaz e principalmente objetivo. Adquiri um Gol CL 89 1.6 a álcool e percebi que estava "amarrado". Mandei regular as válvulas e revisar o carburador (TLDZ), que o mecânico disse estar bem degradado. Após o acerto dos giclês obtive 190 km/h, mas em arrancadas bruscas o giro passa a subir muito rápido a uns 60 km/h, "abrindo o bico" em 4ª. marcha. Nessas condições, qual o consumo esperado? Acho que está muito alto, pois faz em média 4 km/l. Atualmente o carro está com a giclagem original, totalmente manco, gastando pouco menos e andando bem menos que antes. Se eu colocar um comando de válvulas como o do Gol GTS melhoraria bem o desempenho sem ter que recorrer a comandos mais bravos, como um 288º por exemplo ? A marcha lenta ficaria irregular? Seria aconselhável colocar um carburador mais eficiente, tal como um 2E? Desde já agradeço a atenção.

Rodrigo Pocci
pocci@sunrise.com.br

Araraquara, SP

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol do leitor com motor original (azuis), com comando de GTS (verdes) e com o de 288 graus (vermelhas)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Se seu carburador estiver mesmo corroído pelo álcool você deverá trocá-lo, Rodrigo. Com o carburador desgastado não há como fazer (ou manter) uma boa regulagem. Bem-regulado, o que inclui o sistema de ignição, você pode esperar um consumo em torno de 7 km/l na cidade. A troca do comando pelo do Gol GTS traz um bom compromisso entre dirigibilidade, consumo e potência, assim como a substituição de seu carburador por um 2E. Confira a simulação para as modificações sugeridas:

  Comando de Gol GTS Comando de 288o
Potência máxima 97 cv 111 cv
Rotação de potência máxima 5800 rpm 6200 rpm
Velocidade máxima 175 km/h 182 km/h
Rotação à velocidade máxima 4890 rpm 5100 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,7 s 9,4 s
Torque máximo 12,9 mkgf 11,9 mkgf
Rotação de torque máximo 3750 rpm 4000 rpm
Encurtamento recomendado na relação de transmissão 15,9 % 17,7 %
Aceleração no interior do veículo 0,58 g