Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Gol GTI 16V remapeado e sem catalisador


Tenho um Gol GTI 16V. Retirei seu catalisador e coloquei um cano direto no lugar. Gostaria de saber o que fazer para ganhar potência, sem ser necessário abrir o motor, muito menos colocar um turbo. Somente trocar o chip já adianta? Em caso negativo, e se eu tiver de abrir o motor para fazer uma preparação, qual a receita recomendada? Onde eu faria a troca do chip e as modificações no motor?

Pedro Paulo Guerra de Medeiros
pepe.medeiros@persogo.com.br
Goiânia, GO



A retirada do catalisador, Pedro, não traz benefícios em desempenho se a injeção não for readaptada para funcionar sem o equipamento. O carro apenas passa a poluir bem mais e pode até perder em torque, pois o escapamento deixa de oferecer a contrapressão (resistência ao fluxo dos gases) prevista no projeto -- clique aqui para saber mais. Em função das vistorias de carros usados previstas pelo novo Código de Trânsito, sugerimos que reinstale o catalisador para evitar problemas.

O remapeamento da central de injeção e ignição proporciona maior torque e potência, desde que feito especialmente para seu carro. Chips adquiridos já remapeados surtem pouco efeito pois não são adaptados a seu motor, seu estilo de dirigir e a região onde você mais usa o carro.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol GTI 16V original (em azul), com remapeamento (em verde) e com remapeamento e turbo a 0,5 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Para buscar um aumento maior de potência sem emprego de turbocompressor, deve-se buscar venenos desenvolvidos na Europa para o motor VW de 2 litros e 16 válvulas, utilizado desde 1988 nas linhas Passat e Golf. Para quem não sabe, o Gol GTI 16V utiliza o mesmo propulsor alemão desses modelos, apenas adaptado à posição longitudinal. É um motor algo distinto do AP 2.000 produzido no Brasil, sobretudo no comprimento das bielas -- 159 mm contra 144 mm --, que resulta em maior suavidade de funcionamento.

Pode-se também instalar um turbo, que não exigiria a importação de peças, mas é necessário fabricar um coletor de escape apropriado para seu carro para alojar a turbina -- algo que já se produz com facilidade e qualidade nos grandes centros brasileiros. O turbo traz uma vantagem sobre a preparação aspirada: não eleva a rotação onde se obtém o torque máximo, que já é bastante alta no GTI 16V.

Simulamos para seu carro o remapeamento isolado e associado a turbo e intercooler com 0,5 kg/cm2 de pressão. Este é o desempenho estimado:

  Original Remapeado Turbo a
0,5 kg/cm
2
Potência máxima 141 cv 152 cv 219 cv
Rotação de potência máxima 6250 rpm 6500 rpm 6250 rpm
Velocidade máxima 204 km/h 209 km/h 236 km/h
Rotação à velocidade máxima 6530 rpm 6730 rpm 7600 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h