Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Categoria em evidência

Em uma classe em constante renovação, Fluence e Jetta, que
venceram comparativos, têm pela frente a nova geração do Civic

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Honda Civic LXL 1,8 16V
4,52 m 139/140 cv R$ 75.900*
 
 
Renault Fluence Privilège 2,0 16V
4,62 m 140/143 cv R$ 77.340*
 
 
Volkswagen Jetta Comfortline 2,0
4,64 m 116/120 cv R$ 78.140*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais
 

Em praticamente um ano, tudo mudou e seis novos sedãs médios vieram agitar um segmento que andava em relativa monotonia. Renault Fluence, Peugeot 408, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra e Honda Civic estrearam ou passaram a novas gerações entre o fim de 2010 e os últimos dias de 2011, abrindo uma grande dúvida na mente de quem procura um automóvel com esse perfil.

O 408 havia enfrentado o Fluence e o Citroën C4 Pallas em abril do ano passado, em "Jogo compatriota", e ficou bem para trás do Renault, que assim foi o único escalado entre as marcas francesas para estar aqui outra vez. Quanto ao Jetta, enfrentou e venceu o antigo Civic e o Toyota Corolla em "De olho nos grandes volumes", em julho, o que justifica sua seleção para este novo confronto, no qual a grande expectativa é pelo Civic de nova geração.

Temos lado a lado um representante da escola japonesa, um da alemã e outro da francesa, embora o Fluence tenha muito da nipônica Nissan em sua mecânica. Os três equivalem-se em proposta de uso  (sedãs de porte médio, adequados a uso urbano e rodoviário, com desempenho e conforto que atendem bem às expectativas de grande parte do público), têm porte  semelhante (do menor ao maior, a variação de comprimento é de 12 centímetros, e a de distância entre eixos, de 5 cm) e potências  não muito distantes: 143 cv o Renault, 140 cv o Honda e 120 cv o VW, sempre com álcool. O Jetta realmente destoa no último quesito, mas o passo seguinte em motorização é a versão Highline TSI, com turbo e 200 cv, bem mais cara.

O último, mas não menos importante, dos quatro "Ps" que definem nossos comparativos — o preço  — também envolve uma faixa estreita. Recebemos o Civic em uma versão muito representativa em vendas, a LXL com caixa automática, que custa R$ 75,9 mil. O Jetta Comfortline custa bem menos, mas com diversos opcionais chegava a R$ 78,1 mil. No meio-termo ficou o Fluence Privilège, de R$ 77,3 mil. Os dois últimos ainda admitiriam outras opções, enquanto a Honda oferece a versão EXS, mais equipada.

Tais valores levam a uma faixa de menos de 3% de variação de preços, pouco para decidir a escolha. É preciso saber com detalhes o que cada um oferece pelo que custa
— o que faremos a partir da próxima página.

  Concepção e estilo
  Conforto e conveniência
  Mecânica, comportamento e segurança
  Comentário técnico
  Simulação de desempenho
  Preços
  Equipamentos de série e opcionais
  Custo-benefício
  Nossas notas
  Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 31/3/12

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade