Best Cars Web Site

Volta às aulas

Instrutores afirmam que só 5% dos motoristas
praticam de fato a direção defensiva no dia-a-dia

por Luís Perez

Na última semana, para produzir uma reportagem para uma revista, tive de mergulhar no tema direção defensiva. Havia um certo tempo que não conversava com pilotos e instrutores sobre o tema. O filão dos cursos que ensinam como dirigir melhor foi descoberto pelas companhias de seguro, parte muitíssimo interessada em reduzir o número de acidentes no trânsito.

A procura por esse tipo de curso, porém, avança a passos muito lentos. A quantidade de pessoas que acreditam piamente que nada de ruim vai acontecer a elas continua insuportavelmente alta. Nos últimos três anos, um desses cursos (sempre os mesmos, sempre os mesmos...) teve um crescimento de 12% na procura.

Em geral, o aluno passa por uma aula teórica que nada mais é do que um misto de noções básicas de física (inércia, lei da ação e reação, força centrífuga, entre outros temperos desse arroz-com-feijão) com aulas de boas maneiras (não ofuscar o motorista para “dar o troco” caso ele tenha jogado um facho de farol alto em sua cara, não fazer gestos obscenos no meio da rua, nem tampouco sair à perseguição do condutor que lhe deu uma fechada logo atrás...).

Já fiz inúmeras vezes esses cursos. A parte teórica realmente é de grande utilidade. Até então eu não imaginava que com as mãos no volante na posição “dez para as duas (horas)” ou na “quinze para as três” era possível dar conta de 70% das manobras do dia-a-dia. Isso mesmo. Faça o teste – e nunca mais segure o volante de outra forma. Dureza é assimilar a parte prática.

Mandei um e-mail para o Ingo Hoffmann, piloto da Stock Car. Ele respondeu que o mais difícil a transmitir nesses cursos (o que ele ministra, aqui e no exterior, é o BMW Driver Training) são aquelas lições em que é preciso exatamente ir contra os próprios instintos – entre eles, o de sobrevivência. Quando se perde a aderência em razão de pista alagada, o mais comum (mesmo para pessoas que não têm carro com sistema ABS, item que equipa uma minoria no Brasil) é pisar com força no pedal de freio. É a melhor forma de perder o controle da situação... O correto é tirar o pé do acelerador e deixar a velocidade diminuir aos poucos para recobrar a aderência.

Ingo respondeu a todas as perguntas. Eu estava viajando, e o piloto acabou deixando um recado em minha caixa postal: “Olha, Luís, as perguntas que você faz simplesmente me obrigariam a descrever praticamente o curso todo”. Esbocei um sorriso de satisfação. Estava afinal cercando todas as possibilidades. O otimismo passa logo. Afinal, quem vai de fato executar o que se aprende nesses cursos? Seria necessário que se praticasse. E quem o fará, pelo menos de forma segura?

Com certeza o motorista de um Vectra que flagrei na última segunda-feira, na marginal Pinheiros, não o faria. Vinha eu de motocicleta entre os automóveis parados na confluência entre aquela via e a avenida dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo. Por um momento, pensei que era final de ano: o condutor aproveitava o tráfego carregado para abrir a janela do carro e jogar papéis picados – coisa que é muito pouco provável que ele repita no escritório de casa. Quem nunca trocou o CD com o carro em movimento, ou aproveitou o sinal amarelo-já-avermelhando, ou fez aquela conversão proibida "que não atrapalharia ninguém", que atire a primeira pedra.

Infelizmente cidadania, racionalidade e disciplina não vendem automóveis. O que vende são itens mais relacionados à contravenção, como velocidade, potência, peripécias. Por conta disso, menos de 5% dos motoristas seguem todas as normas que prescreve a boa vizinhança automotiva. Os outros 95% acham que é bobagem – basta entrar no carro, engatar primeira e acelerar. A eles, um argumento incontestável: antes de se aventurar ao volante, em um trânsito que mata 50 mil por ano, pense nas cinco pessoas mais importantes da sua vida.

Roda e avisa
Jabá 1 - A Citroën acertou em cheio ao lançar um filme que brinca com uma mania nacional (que, aliás, independe de classe social): a de pedir brindes. Esse é o tema da campanha da minivan Picasso Automatique ("automática com preço de manual").

Jabá 2 - O vendedor diz que o câmbio automático é brinde, para a surpresa do pretenso comprador. Depois emenda: “Se o senhor preferir um chaveiro, tudo bem”. O cliente: “Não sei por quê, acho que vou querer o câmbio automático”.

Massa coreana - A Kia Motors e a Hyundai são patrocinadoras da Copa do Mundo de futebol entre 2007 e 2014. A idéia é popularizar as marcas mundialmente.

Fórmula 1 - Digna de nota a classificação do Grande Prêmio da Austrália. Pode ter sido exceção, mas a primeira vez em que Rubens Barrichello fica à frente de Michael Schumacher deve ser sempre lembrada – dure o quanto for.

Ainda F-1 - O outro destaque positivo do GP foi o desempenho dos Renaults. E olha que tem gente graúda apostando que seus dias na categoria estão contados, em razão da chegada de Carlos Ghosn, o brasileiro famoso por recuperar empresas em crise (mais um!).

Fiado 1 - A Anef (associação das financeiras dos fabricantes) registrou no último ano um crescimento de 19,8% na liberação de crédito (R$ 10 bilhões, contra R$ 8,3 bilhões em 2003). As vendas financiadas cresceram 8,1%, com 599 unidades negociadas via CDC, Finame, leasing e consórcio.

Fiado 2 - De acordo com a associação, houve também uma queda de 16% na inadimplência, que passou de 4,3% para 3,6% de um ano para o outro.
 
Shopping
Livro - Este colunista recomenda a leitura do livro do colega jornalista Flavio Gomes, O Boto do Reno. Traz crônicas com histórias da cobertura da Fórmula 1 (em que ele está metido há 17 anos), além de relatos sobre povos e culturas dos lugares por onde passou. Preço: R$ 39,90.

Espelho meu - A Metagal lança um retrovisor de desenho esportivo e arrojado, a linha Indy Light. O espelho vem com lente azul, para minimizar o ofuscamento, e é possível pintá-lo todo na cor do veículo. Pode ser encontrada no mercado de acessórios para Gol, Parati, Saveiro, Palio, Palio Weekend, Strada, Classic, novo Corsa, Celta e Ka.

Colunas - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 8/3/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados