Best Cars Web Site

O sonho descolado

Nunca um salão foi tão badalado quanto o deste ano; nunca
alguns modelos estiveram tão distantes de nossa realidade

por Luís Perez

Mercedes-Benz SLR McLaren. Ferrari 612 Scaglietti. Ford GT. Porsche 911 e Boxster. Chevrolet Corvette C6. Audi Le Mans Quattro. Esses são apenas alguns exemplos de modelos que já são favas contadas – desfilam a partir de quinta (21) no pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Acompanho salões na capital paulista desde criança. Lembro de ter feito um texto por geração espontânea (leia-se, para ser lido por família e amigos), em que um espectador, maravilhado com a beleza de uma modelo, exclamou: “Puxa, um avião dentro de um carro...”. Profissionalmente o faço desde 1998.

Seis anos depois as coisas mudaram muito. E já estou até vendo colegas com três décadas de janela rirem da minha pretensa imaturidade. Fato é que vimos transformações que esses profissionais não puderam presenciar em 30 anos.

Em 1998 resolvi questionar os visitantes do salão sobre quais modelos eram importados, quais eram nacionais. A confusão era geral. O L200 que começava a ser fabricado pela Mitsubishi em Catalão, GO, pelo empresário Eduardo de Souza Ramos era um dos veículos que mais confundiam o público. “Como um carro da Mitsubishi pode ser nacional?”, dizia um rapaz acostumado a ver o logotipo da marca nos Eclipses dos jogadores de futebol. O Omega australiano, então, era considerado brasileiro por quase todos.

Vivia-se o ano da ressaca, com a produção nacional batendo recordes (o cabalístico número dos dois milhões, lembra?). O real supervalorizado inundava o mercado de importados. Ninguém (ou quase ninguém) imaginava que meses depois, no início de 1999, estaria por vir o câmbio flutuante.

Aquele salão de 1998 era o dos orientais acessíveis (Daewoo Matiz, Hyundai Atos), da apresentação de modelos que ganhariam naturalização brasileira, caso do Peugeot 206 (lançado àquela época na França) e do Mercedes-Benz Classe A, e de apostas que não deram certo – quem não se lembra do picape Dodge Dakota produzido em Campo Largo, PR?

O salão de 2000, por sua vez, tinha um misto de desânimo (os importados começavam a ir embora) com busca por informações desvairadas. Quem não se lembra que foi justamente na abertura da exposição que se anunciou a convocação do Corsa, que envolveu 1,3 milhão de unidades para reparo nos cintos? Foi ainda o prenúncio do ano das minivans (nova Scénic, Zafira, Picasso). Ou seja, a exposição estava longe de ser apenas para sonhar.

O Brasil é um país estratégico para a América Latina. Daí ter alguns privilégios, como mostrar modelos que o recente Salão de Paris apresentou. Foi assim com o Enzo Ferrari, uma surpresa de 2002 escondido até o último momento. Houve promessas de que o carro viria para cá, adquirido por algum abastado comprador, o que nunca se cumpriu. Continua

Roda e avisa
Capital do automóvel – Foi uma espécie de casamento perfeito: o Salão do Automóvel de São Paulo ocorre ao mesmo tempo que a exposição Senna Experience, no Eldorado Shopping Center, e o GP Brasil de Fórmula 1. Nada mau, hein!?

Farra do gás 1 – O número de automóveis convertidos para gás natural (GNV) aumentou 1.200% em cinco anos. Passou de 57 mil em 1999 para 750 mil em agosto, informa o IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo).

Farra do gás 2 – O número coloca o Brasil em segundo lugar, atrás só da Argentina, mas com um potencial de crescimento muito maior. Sem falar que, com 900 postos de GNV no país, as filas são coisa do passado.

Salão de belezas - A Citroën estabeleceu parceria com a Revlon para apresentar sua nova coleção primavera-verão Copacabana Beach 2004/2005. “Com a parceria, damos um toque feminino ao mundo dominado pelos roncos dos motores”, diz Vanessa Gardano, gerente de marketing da Revlon. É, esse salão promete.

Duas rodas 1 – Nunca se produziu tanta moto no país quanto indicam os últimos registros da Abraciclo (associação de fabricantes). Foram 107.102 em agosto, sendo que o pico havia sido em março (94.694).

Colunas - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 19/10/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados