Best Cars Web Site

Museu de grandes novidades

Fiat Trepiùno

Onda retrô confirma que o público tem
saudades de um tempo que não volta mais

por Luís Perez

Lá se vão cinco anos que o New Beetle desembarcava no Brasil. Batizado de “novo Fusca” por alguns, o epíteto causava certa contrariedade na Volkswagen, que pretendia ressaltar seu caráter exclusivo. “Não é novo Fusca, é New Beetle”, dizia um executivo da fábrica. Bem, nem precisava. Já naquela época, o modelo – construído sobre a plataforma do Golf – custava seus R$ 60 mil, devidamente equipado com ar-condicionado, freios com sistema ABS, bolsas infláveis e até controlador de velocidade. Fusquinha? Humpf!

VW New BeetleFoi o marco de uma onda que não parou mais, a dos modelos retrô, automóveis bem mais modernos em relação àqueles que os inspiraram. Seu desenho faz tocar um sininho no cérebro, de um tempo que não volta mais. Quando fui chamado pela Volkswagen para andar no New Beetle, escolhi um exemplar amarelinho. Saí pelas imediações do Riacho Grande, perto da via Anchieta (caminho para o litoral de São Paulo), quando avistei um Fusca. Sim, Fusca, o velhinho, também amarelo. Foi ao posicionar os dois lado a lado para uma foto que percebi o quão diferente era o novo modelo da VW. Não só diferente, mas bem maior que o antigo.

Chrysler PT CruiserVeio então o Chrysler PT Cruiser, que ensaiara seus primeiros passos ainda como um carro-conceito, no Salão de Paris de 1998. Quando foi mostrado no Salão de São Paulo de 2000, perguntei a seu projetista, o norte-americano Bryan Nesbitt (hoje na fábrica de sonhos que virou a General Motors) se sua inspiração havia sido o Plymouth 1937. “Nunca demos pontos de referência. Os clientes vêem o que querem ver”, respondeu. Continua

Roda e avisa
Brad Pitt protegido - Os carros mais blindados em 2003, de acordo com pesquisa realizada pela Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), foram Corolla, Golf, Audi A3, Pajero e Omega. A pesquisa indicou a produção de 3.123 automóveis blindados no ano passado em todo o país. A estimativa da Abrablin é que em 2004 sejam blindados 3.279 carros.

Troca de guarda - Assumiu ontem o cargo de presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) o executivo Rogelio Golfarb, da Ford. O primeiro desafio é fazer o mercado crescer apesar da volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) aos patamares de julho do ano passado.

Colunas - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 20/4/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados