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São tantas emoções...

Analisemos o potencial de ser vendidos por paixão
e tecnologia os modelos lançados até o final deste ano

por Luís Perez - Fotos: divulgação

"Já foi o tempo em que as pessoas compravam sapatos para manter os pés secos e aquecidos. Elas compram sapatos em função do modo como eles as fazem sentir-se masculinas, femininas, vigorosas, diferentes, sofisticadas, jovens, na moda. Comprar sapatos tornou-se uma experiência emocional. Agora, nosso negócio é vender emoção, em vez de sapatos."

(Francis C. Rooney, citado em Administração de Marketing, de Philip Kotler)

A lista dos veículos que devem ser lançados pelos fabricantes até o final deste ano compreende 11 modelos, entre novidades nacionais, internacionais, reestilização no visual e até mudanças na motorização. Nada mau para um ano tão fraco em vendas, mas que vê neste final sinais de recuperação – as vendas subiram algo como 25% no último mês, vitaminadas pela redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Entre os vários cursos que este colunista começou a fazer e não concluiu, está um de pós-graduação em marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), uma renomada escola nessa área, mas que não é das mais fortes na hora de fazer propaganda (em casa de ferreiro...). Uma das "bíblias" que mandam comprar logo nos primeiros dias de aula é o livro supracitado, de Philip Kotler, um dos papas do marketing mundial, que vez por outra vem fazer palestras no Brasil.

Gostaria que cada leitor desta Autogiro fizesse uma análise das formas como é abordado pelos fabricantes de veículos. No quadro que segue, listo os chamados compostos de comunicação pelos quais o consumidor é abordado.

 

Propaganda - Qualquer forma paga de apresentação impessoal e de promoção de idéias ou serviços por um patrocinador identificado
Marketing direto - Uso de correio, telefone e outras ferramentas de contato impessoal para comunicar ou solicitar resposta de consumidores ativos e potenciais específicos
Promoção de vendas - Incentivos a curto prazo para encorajar a experimentação ou compra de um produto ou serviço
Relações públicas e publicidade - Uma variedade de programas preparados para promover e/ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos individuais
Venda pessoal - Interação face-a-face com um ou mais compradores potenciais com o propósito de fazer vendas
Fonte: adaptação do Dictionary of Marketing Terms, de Peter D. Bennett

Bem, vamos agora aos lançamentos previstos. Dois que já estão estourando por aí são a minivan Citroën C8 e o Volvo S60 R. O primeiro é "vendável" pelo caráter utilitário – quantos assentos traz, se é ideal para transportar uma família grande etc. Mas quem não aposta que seu desenho, um tanto arrojado, com vincos marcantes no capô, não será atributo decisivo na compra?

O segundo, então, nem se fala. Além de martelar na reputação de segurança, a sueca Volvo tem lançado mão de modelos mais esportivos e com design mais jovial. É a tão falada abordagem aos "tigrões", pessoas maduras, porém vaidosas, com dinheiro para adquirir veículos caros que transmitam vigor. Continua


 

Roda e avisa
Quem foi? - O Chevrolet Montana nem foi lançado e já aparece em setembro com 75 emplacamentos no ranking do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Terá sido o fabricante? O número se iguala ao de Trollers T4 emplacados, no mercado há bons três anos.

Enquanto isso... - O Ford EcoSport liderou, também no último mês, o ranking de comerciais leves, com 2.933 emplacamentos, superando Fiat Strada (2.464) e Volkswagen Saveiro (1.588). Mas espere. EcoSport? Comercial? Leve? Hummmm...

Xterra adentro - Utilitário esporte da Nissan é o veículo oficial da expedição Brasil Adentro, que incentiva o ecoturismo por intermédio de uma expedição de deverá percorrer 15 mil quilômetros em dez trechos – cada um com duração prevista de cinco dias.

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Data de publicação: 7/10/03