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Motos do Passado

Fracassadas   Nenhuma das motos turbo foi sucesso. A Yamaha vendeu perto de 8.000 delas (somadas as versões 500 e 650), a Honda 7.000, a Kawasaki 6.000 e a Suzuki não mais de 1.200. A última delas, a GPz, saiu de produção em 1987. E por que elas não deram certo?

Ao que tudo indica, o maior problema estava na fraca resposta em baixos regimes, algo que nunca agradou aos motociclistas -- basta observar a relutância de muitos fabricantes em abandonar os velhos carburadores, que vencem em launch feel, a "sensação de lançamento", a mais moderna injeção. Pouca confiabilidade, caso da Honda, e desequilíbrio entre motor e ciclística, como na Yamaha, também influíram.

Raio-X do motor da Kawasaki GPz mostra o caminho dos gases comprimidos pelo turbocompressor. O retardo em sua atuação, ou turbo lag, foi um dos motivos do pouco êxito dessas motos
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Hoje, ter uma turbo ainda é possível: nos Estados Unidos preparadoras o instalam em grandes Suzukis, Kawasakis e outras de 1.000 cm3 ou mais, fazendo-nas verdadeiros dragsters de duas rodas. Um retorno à receita de 1978 aplicada a uma Kawasaki que, como vimos, tornou-se apenas um marco na história.

Ficha técnica
_ Honda
CX 650 T
Kawasaki
GPz 750 T
Suzuki
 XN 85 T
Yamaha
XJ 650 T
MOTOR
Cilindros 2 em V 4 em linha
Arrefecimento /
partida
a água / elétrica a ar / elétrica
Comando / válvulas
por cilindro
no cabeçote / 4 duplo no cabeçote / 2
Diâmetro e curso 82,5 x 63 mm 66 x 54 mm 62 x 55,8 mm 63 x 52,4 mm
Cilindrada 673,5 cm3 738 cm3 673 cm3 653 cm3
Taxa de compressão 7,8:1 7,5:1 8,2:1
Potência máxima 87 cv 98 cv 76 cv 75 cv
Torque máximo 9,15 m.kgf ND
Alimentação injeção eletrônica 4 carb. Mikuni
Turbocompressor IHI Hitachi IHI Mitsubishi
CÂMBIO
Marchas / transm. 5 / cardã 5 / corrente 5 / cardã
FREIOS
Dianteiro / traseiro a duplo disco / a disco (a tambor na Yamaha)
CICLÍSTICA
Quadro tipo Diamond de aço berço duplo, de aço
Suspensão
dianteira / traseira
telescópica / monomola telescópica / 2 molas
Pneu dianteiro 100/90 V 18 110/90 V 18 100/90 V 16 3,25 V 19
Pneu traseiro 120/90 V 17 130/80 V 18 120/90 V 17 120/90 V 18
DIMENSÕES
Comprimento 2,25 m 2,19 m 2,15 m 2,20 m
Entreeixos 1,495 m 1,49 m 1,485 m 1,44 m
Capac. do tanque 20 l 18 l 19 l
Peso a seco 235 kg 234 kg 230 kg 252 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 220 km/h 232 km/h 208 km/h 203 km/h
0 a 100 km/h 3,6 s 3,4 s 4,5 s 4,5 s
Dados referentes aos modelos 1984; dados de desempenho aproximados

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