Best Cars Web Site
Clássicos

Os antigos em Brasília

Democrata

Clássicos nacionais e importados, incluindo
um raríssimo Democrata, reúnem-se no III Encontro

Texto: Roberto Nasser - Fotos: divulgação

Programa para o feriado do 21 de abril, envolvido pela Semana Santa: o III Encontro Brasileiro de Veículos Antigos, o maior evento nacional com automóveis antigos de coleção a ocorrer em Brasília. O evento faz parte das comemorações do 40º. aniversário da Capital e ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com abertura na quinta, 20 de abril e encerramento no domingo, 23. O Veteran Car Club, que o organiza, prevê a participação de colecionadores dos estados vizinhos, interior paulista, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Como o evento anual em espectro nacional, é movimentada festa onde, explica José Lípel Custódio, presidente do Veteran brasiliense, estão atrações para envolver todos os segmentos ligados aos automóveis antigos: os conversíveis; os nacionais; os ligados à história de Brasília e do Brasil; miniaturas. Atração periférica, crescente, é a feira de peças, acessórios, literatura, automobilia.

Os visitantes do III Encontro perceberão a característica que destaca os antigomobilistas da Capital Federal em relação aos de outros estados: a preferência pelos veículos nacionais -- seu padrão de qualidade e raridade. Destes projeta-se expressiva presença no total de participantes, estimado por Marcelo Pereira, diretor da agremiação, entre 220 e 280 veículos.

Uma festa de veículos antigos não é para ser vista em única passagem. Como ensina a Fundação Memória do Transporte, entidade privada brasiliense e que leva ao evento cerca de 10 veículos, "um automóvel antigo não é um velho meio de transporte. Através dele são perceptíveis a tecnologia, os gostos, o cenário social e econômico da época de sua produção.

É ocasião para relembrar o passado, passagens, situações. E em vez de lamentar o passado perdido, a demora para que os veículos nacionais fossem preservados como elementos de história e cultura, o desaparecimento de alguns modelos, decidir-se pela aquisição e preservação de algum exemplar ligado à história pessoal". Por isto a festa dos antigomobilistas é para ser visitada várias vezes, com vagar, atenção e participação.

Os destaques

Atração insólita e original: a apresentação do Democrata (foto no alto da página), revolucionário veículo brasileiro, construído através da venda de ações, cujo lançamento em 1968 foi abortado por intervenção, posteriormente julgada indevida, do Banco Central na empresa, a Indústria Brasileira de Automóveis Presidente. Por provocação da Fundação Memória do Transporte, o antigo controlador da empresa, Nelson Fernandes, geriu a recuperação de uma das três unidades remanescentes da primeira série nunca comercializada. O Veteran Car Club faz um evento especial para a apresentação do Democrata, um projeto novo e revolucionário, mostrado 32 anos após, num evento de automóveis antigos...

O Democrata, projeto nacional abortado nos anos 60 (no alto), é atração máxima. Mas modelos conhecidos também têm lugar, como esta perua DKW Vemaguete com inovadora embreagem automática

Os veículos mais destacados estão em ilhas, espaço próprio para os conversíveis, muscle-cars (norte-americanos de grande potência dos anos '60), os nacionais mais expressivos. Há destaque superior para os FNM/Alfa Romeo, marca que surgiu junto com a inauguração de Brasília, há 40 anos. E também para os Ford Modelo T, eleitos em escolha mundial como Carro do Século.

Os dois únicos clássicos brasileiros, o esportivo Brasinca -- depois chamado Uirapuru -- feito em 70 unidades, e o Willys Executivo -- primeira limusine nacional -- mais raro, com somente 23 fabricadas, estão presentes. E nacionais em ótimo estado: Simcas, Aero-Willys, Interlagos, Gordinis, Dauphines, DKW Vemag.

O Rolls-Royce presidencial, com sua carroceria especial H.J. Mullimer, merece destaque. Junto a ele, a limusine Willys e o último Ford Landau, ambos com pedigree de ter servido à Presidência da República.

Outra atração é uma curiosidade tecnológica. Em meio aos anúncios do Mercedes-Benz Classe A e do Palio Citymatic, ambos utilizando moderna tecnologia que elimina o pedal da embreagem, José de Matos, sócio do clube, leva sua DKW Vemaguet '67 com equipamento Saxomat -- opcional com idêntica função -- nos anos 60!

A Fundação Memória do Transporte aproveita o interesse das crianças, promovendo a eleição do Melhor Automóvel do III Encontro por votação infantil. Oferece o Troféu JK ao Melhor dos Nacionais e o Dr. Antigomobilista, clínica de atendimento gracioso a todos os que desejem tirar dúvidas sobre o hobby, parte prática, legislação, aconselhamento, informações sobre clubes, fontes de serviços e mão de obra. Utiliza sua própria estrutura, biblioteca, e o conhecimento de associados do Veteran Car Club.

Serviço
O III Encontro tem entrada gratuita e funciona na quinta-feira (20/4), com a instalação; sexta (21), sábado (22) e domingo (23), das 9h às 18h. Informações: Veteran Car Club, tel. (61) 361-7661.

Página principal - e-mail