Best Cars Web Site

O supra-sumo do turismo

Renascido há dois anos, o DTM tem boas disputas entre
cupês Audi, Opel e Mercedes que lembram os de rua

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Existe algo em especial nos campeonatos de carros de turismo. Nada contra os monopostos (como os de Fórmula 1, Cart e IRL -- leia comparação), mas ver nas pistas automóveis semelhantes aos de rua, ainda que apenas na aparência, tem um apelo significativo para muitos entusiastas e fãs de cada marca.

O Ford Sierra RS 500 com motor Cosworth...

Enquanto o WRC (World Rally Championship, Campeonato Mundial de Rali) polariza as atenções de quem gosta de ver os carros correndo em estradas de terra e pavimentadas, nas provas em circuito o DTM é o campeonato de maior requinte técnico.

O Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, Campeonato Alemão de Carros de Turismo, foi introduzido em 1984 e extinto em 1996, retornando quatro anos depois como Deutsche Tourenwagen Masters.

As origens   O DTM surgiu de uma crise no automobilismo germânico. Em 1983 as provas do campeonato esporte alemão (Rennsportmeisterschaft) estavam se tornando maçantes, desde a introdução de protótipos do Grupo C da Federação Internacional do Automóvel (FIA). O público parecia preferir o mais modesto troféu esporte (Rennsporttrophäe), certame que reunia carros de rua como Ford Capri e Escort, Opel Kadett e Volkswagen Golf GTI dentro da divisão 1.

...e o BMW M3 foram campeões no antigo DTM

Em 30 de maio de 1983 a ONS (Oberste Nationale Sportkommision), entidade máxima do automobilismo na Alemanha, criava o DRM, o Campeonato Alemão de Carros de Produção, conforme o regulamento do Grupo A da FIA. Continua

Automobilismo - Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 27/7/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados