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Apresentação

De volta para o futuro

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O conceito do primeiro Audi Avant, da década de 1970,
ressurge no Sportback, o novo A3 de cinco portas

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
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Quase uma perua, o Sportback é 83 mm mais longo que o A3 de três portas e adota a grade preta já vista no A6 e no A8. Por dentro, bom espaço e a habitual riqueza de equipamentos de conforto e segurança

Quando apresentou seu primeiro modelo Avant — um hatch de cinco portas derivado do 100 —, em 1977, a Audi combinava os atributos de um sedã e de uma perua. Com o tempo, esse conceito se perdeu e as Avants tornaram-se peruas convencionais. Agora a proposta daquele pioneiro é retomada com o A3 Sportback, um cinco-portas de perfil mais familiar para complementar a oferta do A3 de três portas, apresentado no ano passado.

A marca das argolas repete, com ele, uma estratégia que tem sido comum na Europa: versões bem diferentes em formato para o três-portas e o cinco-portas, de modo a atender a públicos distintos. Pioneira com o Bravo e o Brava, em 1995, a Fiat reprisou a prática no Stilo e a Opel (GM alemã) fará o mesmo no novo Astra.

Embora semelhante ao A3 conhecido até a metade da carroceria, o Sportback difere na grade, visualmente ligada à entrada de ar inferior pelo acabamento em preto, como no novo A6 e no A8 W12. A traseira é toda nova, com lanternas de formato irregular e comprimento 83 mm maior. A linha de cintura alta e as janelas traseiras pequenas dão continuidade ao padrão adotado no primeiro A3, em 1996.

No interior, além da maior facilidade de acesso ao banco traseiro, a novidade está no volante, que segue o estilo da grade dianteira. O compartimento de bagagem aumenta de 350 para 370 litros, podendo chegar a 1.120 l com o rebatimento do banco.

O Sportback oferece os motores do A3 três-portas: 1,6 de 102 cv, 1,6 FSI de injeção direta e 115 cv, 2,0 FSI de 150 cv e V6 3,2 de 250 cv, a gasolina, além do 1,9 TDI de 105 cv e do 2,0 TDI de 140 cv, ambos turbodiesel. E adiciona o primeiro motor turbo a gasolina com injeção direta no mundo: o 2,0 TFSI, que desenvolve 200 cv e 28,5 m.kgf de torque, disponíveis de 1.800 a 5.000 rpm.

De acordo com o motor, o câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, automático Tiptronic ou o manual automatizado DSG (ambos de seis marchas), este disponível para o 2,0 TFSI, o V6 e o 2,0 TDI. Recursos técnicos e de segurança do A3 estão mantidos: rodas de 16 a 18 pol, direção com assistência elétrica em função da velocidade, bolsas infláveis frontais e laterais, cortinas infláveis, controle de estabilidade (ESP), faróis com lâmpadas de xenônio para ambos os fachos (opcionais) e a oferta da tração integral Quattro.

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Data de publicação: 5/6/04

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