Best Cars Web Site
Apresentação

Punto de equilíbrio

Clique para ampliar a imagem

Com o Grande Punto, um carro pequeno que é quase médio,
a Fiat italiana espera reverter sua situação financeira

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O desenho é atraente, mesmo na versão de cinco portas, e promete espaço dos maiores da categoria

Um carro de grande volume, que caia no gosto dos europeus, é do que a Fiat italiana mais precisa hoje. E a responsabilidade de reverter sua situação financeira, trazendo-lhe de volta os lucros, recai no Grande Punto, que estréia neste Salão de Frankfurt. Embora pertença ao segmento B, de carros pequenos, suas dimensões o colocam próximo ao de modelos da categoria C, ou médio-pequenos.

Com 4,03 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,49 m de altura e 2,51 m de distância entre eixos, o Grande Punto supera praticamente todos os concorrentes, como Corsa, Fiesta, Polo, Peugeot 206, Clio e Citroën C3 — não por uma coincidência, todos fabricados também no Brasil, embora o Renault de lá já esteja uma geração à frente. Seu desenho (em que participaram o estúdio ItalDesign, de Giugiaro, e o próprio centro de estilo da marca) mostra inspiração, seja no todo ou em detalhes como nos faróis, grade, lanternas traseiras e a linha ascendente das janelas.

A versão de três portas chega a lembrar o Alfa Romeo 147 de lado, enquanto a de cinco mantém a coluna posterior larga, sem terceira janela. A inclinação do pára-brisa é das maiores. Se cabe uma crítica, é a pouca semelhança com seus antecessores, o próprio Punto e o Uno: não existe uma linha seguida a cada geração, como faz a Volkswagen com o Golf, por exemplo. Mas isso não constitui novidade na Fiat, em que o Stilo nada tem em comum com o Brava ou este com o Tipo, por exemplo.

Se por fora as linhas são ousadas, por dentro o Grande Punto é algo conservador, mas exibe bom gosto e um desenho funcional. São quatro versões de acabamento: Active, Dynamic, Emotion e Sport. A Fiat informa que motoristas de até dois metros de altura devem se acomodar no banco, enquanto um de 1,86 m pode se sentar sem comprometer o espaço para um passageiro de 1,82 m atrás dele. Mesmo assim, curiosamente a versão de três portas vem homologada só para quatro ocupantes, embora possa ser um cinco-lugares se desejado. Continua

Atualidades - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 10/9/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade