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Apresentação

Como a perua do vovô

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Ainda apostando na onda retrô, a Chevrolet americana lança
o HHR, utilitário com linhas inspiradas no Suburban 1949

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
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Ainda há futuro para os carros inspirados no passado? A General Motors aposta que sim e apresenta no Salão de Los Angeles o utilitário HHR, com estilo que remete ao Suburban de 1949. A sigla significa High-Roofed Heritage, ou veículo nostálgico de teto alto em uma tradução livre.

Algo semelhante a um Chrysler PT Cruiser em tamanho pouco maior, o HHR explora uma tendência que pode já se ter desgastado. Desde o conceito da Volkswagen que resultou no New Beetle passaram-se 10 anos -- e alguns modelos não tiveram êxito na proposta retrô, como o Ford Thunderbird e o SSR da mesma Chevrolet. O impacto do novo utilitário seria outro se fosse lançado, digamos, há cinco anos.

Embora pareça uma perua grande nas fotos, o HHR tem dimensões próximas às de um Honda CR-V: 4,43 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,56 m de altura, 2,61 m entre eixos. Baseia-se na plataforma Delta de carros médio-pequenos, a mesma do Cobalt, e usa seus motores Ecotec de quatro cilindros: de 2,2 litros e 140 cv na versão LS, de 2,4 litros e 170 cv na LT, ambos com duplo comando e árvores de balanceamento.

Há opção de câmbio automático de quatro marchas e rodas de 17 pol, a direção tem assistência elétrica e a tração é dianteira -- ainda não há previsão de integral. Também vêm do Cobalt as suspensões, McPherson à frente e eixo de torção atrás. Portanto, mecânica de automóvel e não de utilitário. O peso está dentro do normal, 1.270 kg.

No interior de cinco lugares, nada de nostalgia: apenas um ambiente bem-acabado e de linhas atuais, que pode ser enriquecido com revestimento em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, rádio por satélite XM e teto solar. Outros opcionais são controle de tração, freios antitravamento (ABS) e bolsas infláveis do tipo cortina. O banco dianteiro direito pode ser rebatido para o transporte de cargas longas.

Para destacar o potencial esportivo (?) do HHR, a GM mostra no salão também uma versão personalizada pela West Coast Customs (três fotos inferiores). Além de frente e traseira remodeladas e grandes rodas, recebeu janelas menores, suspensão rebaixada e ousado acabamento interno. Resta saber se os jovens americanos vão querer dirigir -- e personalizar -- um utilitário que lembra o Suburban com que o vovô levava os filhos até a praia há 56 anos.

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Data de publicação: 3/1/05

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