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Apresentação

O novo caçula dos cupês BMW

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Abaixo do Série 3 existe agora um Série 1 de três volumes,
que reedita a proposta do 2002 de quase 40 anos atrás

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
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A BMW praticamente inventou, com o 2002 de 1968, o segmento de sedãs médios com desempenho e comportamento esportivos. O conceito evoluiu para o Série 3 de 1975 e suas gerações até hoje, mas de certa forma se perdeu à medida em que o carro ganhou tamanho e peso. Surgiu espaço abaixo do "3" para um três-volumes menor, mais leve e acessível. Uma lacuna que a marca de Munique espera ocupar com o novo Série 1 Coupe, a terceira versão desta linha, depois dos hatches de três e cinco portas.

O cupê mantém as formas do hatch até as portas, onde assume linhas mais alongadas e charmosas. A traseira é que poderia ter recebido maior ousadia, pois chega a lembrar modelos de desenho tímido como o Hyundai Accent da década passada. O conjunto aerodinâmico M Kit, de série na versão 135i, inclui um defletor na tampa do porta-malas e as lanternas usam LEDs. O interior é semelhante ao do Série 1 conhecido, com duas opções de revestimento (couro natural e sintético) e um pacote esportivo opcional que adota bancos mais envolventes. O banco traseiro é rebatível e bipartido.

A linha inicial do cupê tem duas versões, 128i e 135i, ambas com motores de seis cilindros em linha e 3,0 litros a gasolina. A primeira tem aspiração natural, sistema Valvetronic, potência de 230 cv e torque de 27,6 m.kgf. A outra vem com dois turbos, resfriador de ar e injeção direta para obter 306 cv e 41,5 m.kgf, torque este disponível logo a 1.400 rpm. O mais potente acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e vai a 250 km/h, anuncia a BMW.

Como não poderia deixar de ser, a tração do novo "1" é traseira, com suspensão McPherson à frente e multibraço atrás. Os controles de estabilidade e tração, de série, podem ser desativados e a direção ativa (com relação variável conforme a velocidade) é opcional. No 135i as rodas de 18 pol, suspensão e freios são especiais. O pacote de segurança passa ainda por faróis de xenônio com facho autodirecional (item à parte no 128i) e seis bolsas infláveis de série, sendo duas frontais, duas laterais e duas cortinas.

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Data de publicação: 2/7/07

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