Best Cars Web Site
Apresentação

O irmão caçula do Q7

Clique para ampliar a imagem

Menor, mas também sofisticado, o Audi Q5 traz
novidades como câmbio automatizado de sete marchas

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Texto: Fabrício Samahá
Fotos: divulgação

Em se tratando de utilitários esporte alemães, o momento é de reduzir. Se já faz tempo que a BMW obteve o X3 como uma opção menor ao X5, a Mercedes-Benz acaba de lançar o GLK (inspirado no retilíneo GL) e, no mesmo Salão de Pequim escolhido pela marca da estrela, aparece um modelo menor que o Audi Q7: o Q5.

Além dos compatriotas citados, a empresa de Ingolstadt mira no britânico Land Rover Freelander. O Q5 mede 4,63 metros de comprimento, 2,81 m entre eixos, 1,88 m de largura e apenas 1,65 m de altura, o que traz um aspecto mais esportivo que o dos concorrentes. As formas não inovam, mas têm toda a identidade Audi e são agradáveis. Há opção entre um pacote fora-de-estrada e um esporte. O interior conta com banco traseiro reclinável e com opção de ajuste longitudinal. O compartimento de bagagem leva de 540 a 1.560 litros.

De início serão oferecidos três motores: 2,0-litros a gasolina com turbo e injeção direta (com potência de 211 cv e torque de 35,7 m.kgf), 2,0 turbodiesel (170 cv e 35,7 m.kgf) e V6 3,0 turbodiesel (240 cv e 51 m.kgf). O primeiro ganhou comando de válvulas variável com atuação sobre o levantamento (razão do ganho de 11 cv sobre a unidade conhecida de outros Audis) e o leva de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos com máxima de 220 km/h. As opções a diesel permitem 0-100 em 9,5 e 6,5 s e máximas de 204 e 222 km/h, na ordem.

O 2,0 a diesel vem com caixa manual de seis marchas, mas as demais versões trazem o novo manual automatizado S-tronic de sete marchas. A tração integral de série tem repartição de torque de 40% à frente e 60% à traseira em condições normais; se houver perda de aderência, as rodas dianteiras podem receber até 65% ou as traseiras até 85% da força. As suspensões (independentes nas quatro rodas) usam peças de alumínio.

O controle de estabilidade, graças a um sensor no teto, atua de modo diferente se for instalado um bagageiro. Há ainda ajuste eletrônico dos amortecedores, da assistência e da relação da direção, controlador de velocidade ativo, câmera traseira para auxiliar manobras e aviso em caso de evasão da faixa da estrada. Os opcionais disponíveis passam por toca-DVD, sistema de áudio Bang & Olufsen, teto solar panorâmico, ar-condicionado com três zonas de ajuste e faróis de xenônio autodirecionais.

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 22/4/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade

Shopping Best Cars