Best Cars Web Site
Apresentação

Elegância em duas portas

Clique para ampliar a imagem

A Audi estréia em Genebra o cupê A5, com belo estilo
e mais de 350 cv no motor V8 da versão esportiva

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O esportivo S5, acima, e o "comportado" A5, abaixo

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Quando a Audi apresentou o conceito Nuvolari Quattro, no Salão de Genebra de 2003, esperava-se que uma versão de produção saísse dentro de dois anos. Acabou levando o dobro, mas a espera foi compensadora: o A5, que estréia no mesmo evento este ano, saiu ainda mais atraente que aquele conceito. "É o carro mais bonito que eu já desenhei", entusiasma-se Walter de Silva, ex-chefe de desenho da Audi e hoje à frente do grupo de estilo da Volkswagen.

O cupê chega para competir com as versões similares do BMW Série 3 e do Infiniti G35, além do Mercedes-Benz CLK e do Volvo C70. Mede 4,63 metros de comprimento, tem quatro lugares e porta-malas para 455 litros. O interior traz elementos habituais da Audi, como o volante que faz lembrar a ampla grade dianteira, e um painel algo semelhante ao do A6. A chave de partida armazena informações (como quilometragem e eventuais alertas do veículo) para facilitar a assistência técnica.

Os equipamentos incluem acesso e partida sem chave, ar-condicionado automático com três áreas de ajuste, freio de estacionamento eletromecânico, faróis baixos e altos de xenônio, teto solar panorâmico, auxílio a manobras de estacionamento com câmera na traseira, navegação com DVD e sistema de áudio Bang & Olufsen com 14 alto-falantes, potência de 500 watts e surround.

O A5 tem duas opções de motores a gasolina (quatro-cilindros turbo de 1,8 litro, com 170 cv, e V6 de 3,2 litros com injeção direta e 265 cv) e duas a diesel (V6 de 2,7 litros, com 190 cv, e de 3,0 litros e 240 cv). Com o V6 a gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e alcança 250 km/h, quando atua o limitador eletrônico. O câmbio manual de seis marchas pode dar lugar, nessa versão, ao CVT Multitronic com sete marchas "virtuais".

A Audi rompeu o hábito de deixar para mais tarde a versão esportiva: o S5 aparece junto do A5, com diferenças como as rodas de 18 pol (com pneus 245/40) em vez de 17, pára-choques e grade exclusivos, bancos mais envolventes e uma série de LEDs para iluminação diurna na frente. O motor é o conhecido V8 de 4,2 litros com injeção direta, que fornece potência de 354 cv e torque de 45 m.kgf, para 0-100 em 5,1 s (a máxima é a mesma). A tração integral Quattro, de série, tem repartição de torque de 40% à frente e 60% à traseira, mas ela varia conforme a aderência disponível. O controle de estabilidade possui dois modos de desativação.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 27/2/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade