Best Cars Web Site
Apresentação

Novo A4 evolui sem surpresas

Clique para ampliar a imagem

Modernizado e mais parecido com o A5, o sedã médio da
Audi traz sobretudo novidades técnicas e em segurança

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Uma evolução técnica sem surpresas em estilo foi o que a Audi escolheu para a nova geração do sedã médio A4, a terceira desde que o modelo 80 assumiu essa designação, em 1995. A inspiração no cupê A5, evidente na frente e na traseira, não impede que ele se pareça muito com o anterior. Mas é moderno e tem boa presença diante de concorrentes como Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3.

Os faróis são destaque com uma fileira de 14 LEDs na parte inferior que faz a função de luz diurna. Também chama atenção a posição 154 mm mais avançada do eixo dianteiro (possível com a troca de posição entre o diferencial e a embreagem), que chega a disfarçar o fato de essas rodas serem as motrizes na versão básica. Com isso, a distância entre eixos aumentou na mesma medida (passou a 2,80 metros), enquanto o comprimento cresceu 12 cm (agora 4,70 m) e a largura 5 cm (para 1,82 m). O Cx é dos melhores da atualidade (0,27) e resulta em melhor aerodinâmica que a do anterior, mesmo com a maior área frontal.

O interior mantém o estilo habitual da marca, mas adota o comando central MMI que controla áudio, navegação, telefone e configurações do carro. Como opcional há sistema de acesso e partida sem uso de chave, bastando o motorista mantê-la consigo. A Audi anuncia aumento de 36 mm no espaço para pernas no banco traseiro e porta-malas de 480 litros, mantido com tração integral.

No mercado europeu o novo A4 tem cinco opções de motores. A gasolina são apenas dois: o quatro-cilindros de 1,8 litro, com turbo e 160 cv, e o V6 de 3,2 litros e 265 cv. Este último leva-o de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos (com câmbio manual) e à velocidade máxima de 250 km/h. A linha TDI a diesel oferece o 2,0 de 143 cv, o V6 2,7 de 190 cv e o V6 3,0 de 240 cv. Como antes, há versões com tração dianteira e integral e três alternativas de câmbio: manual, automático Tiptronic -- ambos de seis marchas -- e CVT Multitronic. O novo sistema opcional Drive Select permite escolher o modo de atuação do acelerador, da assistência e da relação de direção (variável como em alguns modelos BMW), das mudanças do câmbio automático e dos amortecedores com ajuste eletrônico.
 
Entre os recursos de segurança ativa estão câmera traseira para orientar manobras, alerta (mediante vibração no volante) em caso de desvio involuntário da faixa da estrada, aviso para veículo em faixa adjacente (para prevenir "fechadas" se o motorista do A4 não o perceber a tempo) e controlador de velocidade ativo. Em segurança passiva, seis bolsas infláveis de série (frontais, laterais dianteiras e cortinas) e duas opcionais (laterais traseiras), encostos de cabeça ativos na frente e sensores que analisam a posição dos bancos dianteiros, para que as bolsas e os pretensionadores de cintos sejam adaptados à altura de quem se senta neles.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 29/8/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade