Uma fuga aos padrões

Clique para ampliar a imagem

A BMW permitiu-se ousar com o X6, que combina esportivo e
utilitário em um desenho criativo e com interessantes detalhes

Texto: Edilson Luiz Vicente - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

1) Os três vincos equidistantes e bem marcados são simples, bem esculpidos e dão bastante personalidade à lateral, pela formação de um belo jogo de sombra e luz.

2) As enormes tomadas de ar têm seu peso visual um pouco diminuído pela presença dos faróis de neblina. Posicionadas bem na extremidade, elas alargam a frente visualmente.

3) A grade dupla identifica com clareza o modelo como um BMW. O acabamento em cinza claro nas peças centrais é uma boa forma de sair um pouco do tradicional e conferir sofisticação, em meio a tantos detalhes de apelo esportivo.

Clique para ampliar a imagem

1) Essa área em preto, descendo e contornando as molduras dos escapamentos, forma um belo desenho. Note que a forma da superfície "pegadora de luz" logo acima tem a ver com a forma da sombra que é formada pela "rabeta" da quinta porta. Capricho nos detalhes.

2) Vários detalhes presentes no modelo foram feitos para expressar esportividade, mas a janela traseira com essa caída do teto é um dos itens mais marcantes e bonitos.

3) É difícil ver carros com o escapamento saindo através do para-choque. É um detalhe bonito e que nesse caso está muito bem trabalhado, com ótimo acabamento geral formado pelos detalhes que formam as molduras.

Clique para ampliar a imagem

Por essa vista, nota-se o ótimo alinhamento entre as diferentes partes. O que chama mais a atenção nas lanternas são as quatro fileiras que se parecem com luzes de neon e se acendem de forma contínua em toda sua extensão. Muito bonito. Por trás desse detalhe esconde-se uma lanterna bem-acabada, mas totalmente comum, com uso de lâmpadas e não de leds.

Quando um entusiasta por automóveis faz uma viagem à Europa, ao Japão ou aos Estados Unidos, a primeira reação é ficar admirado por ver carros que raramente vemos circulando nas ruas brasileiras. A segunda reação, também de admiração, é pela quantidade de modelos em circulação — uma vez que, nos países desenvolvidos, muitos carros que por aqui são objetos apenas de sonho são acessíveis para muitos.

Por serem mercados consumidores enormes e com bom poder aquisitivo, há espaço para as empresas oferecerem produtos bastante variados. Alguns, fugindo do convencional, podem até parecer um tanto estranhos para nós, mas fazem todo o sentido em outros países. Mesmo que as vendas não sejam iguais às de um sedã ou um utilitário esporte tradicional, os mercados são grandes o bastante para as empresas poderem oferecer tais modelos.

Existem pessoas que não compram um carro da forma mais racional possível, pensando somente no uso prático ou no quanto ele vai valer quando for revendê-lo. Para esses aficionados, é aí que está o grande diferencial dos mercados dos países desenvolvidos: há espaço para surgirem novidades que fujam das tradicionais praticidade e funcionalidades técnicas e estéticas. Alguns modelos são ousados para os padrões da empresa; outros podem ser ousados para os padrões do segmento de mercado — e cabe ao departamento de estilo fazer sua mágica para levar o produto ao sucesso, dando ao modelo características visuais que transmitam a sensação de diversão, de esportividade, de luxo ou do que mais for conveniente.

No rol dessas eventuais novidades que surgem aqui ou ali, a BMW lançou o X6, um misto de cupê e utilitário esporte. A onda de carros com visual fora-de-estrada é tão forte que algumas empresas tentam aplicar esse aspecto até a carros que não têm nada em comum com tal proposta, e só faltariam Ferrari e Lamborghini oferecerem kits de suspensão elevada, para-choques robustos, molduras largas nas laterais e barras de teto para seus modelos esporte...

Brincadeiras à parte, a BMW deu um passo nesse sentido com o X6, que combina o porte — e a plataforma — de um utilitário esporte, no caso o X5, com elementos de estilo relacionados a seus automóveis. A inspiração dos bávaros para essa criação pode ter sido modelos de rali, como uma variação do Porsche 959 dos anos 80 e, há menos tempo, o Mitsubishi derivado do Lancer para o rali Dakar.

Como o desenho do X6 representou uma novidade e possui uma proposta de estilo que foge do trivial, é claro que divide opiniões a favor e contra.

Vale lembrar que a maneira como se vê um carro pode mudar bastante se o leitor conhecer o modelo apenas por fotos ou ao vivo. Na tela do computador ou nas páginas de uma revista tem-se uma impressão; ao conhecer o mesmo modelo no saguão de uma concessionária, tem-se uma segunda impressão; e se vir ainda esse modelo passando pela rua, tem-se uma terceira impressão. Esse é mais um dos muitos elementos que compõem o estilo de um carro, e justamente por isso é prudente evitar comentários sobre um modelo que só se conhece por fotos.

Apenas por fotos o X6 pode parecer apenas um modelo hatch — claro, um BMW hatch e bem bacana, mas só isso. Pois bem: é justamente ao vivo que o forte do X6 aparece. Estacionado ou circulando pelas ruas é que ele mostra todas as suas qualidades estéticas. Para começar, é um carro grande, em especial para os padrões brasileiros, e seu tamanho, porte e atitude lhe conferem um enorme ar de imponência. Passa a sensação de que pode encarar qualquer tipo de terreno, apesar de não ser realmente essa a proposta do modelo. Continua

Clique para ampliar a imagem 1) Ao lado: além da elevada altura do solo, as partes inferiores em preto deixam o carro mais alto visualmente, reforçando a proposta de utilitário esporte.

2) A partir desse ponto o teto e as janelas começam a descer. Visto por alguns ângulos, em especial esse, percebe-se que a região onde termina o para-brisa e começa o teto é o ponto mais alto, um recurso tradicional em carros esporte como o Porsche 911. Como essa área mais alta não é tão longa, fica um tanto pronunciada, parecendo um pouco "testuda".

3) A linha de cintura é bem alta e, com a grande caída do teto, forma o perfil bem baixo das janelas. É um detalhe estético bem atual e muito utilizado, que ajuda a aumentar visualmente o comprimento total do carro.

Atualidades - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 31/5/11

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade