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Veja e seja visto

Mesmo à noite e sob chuva ou neblina,
é possível contornar a falta de visibilidade

Texto: Carlos Guimarães

Com o início das férias de final de ano, é hora de colocar o carro na estrada e aproveitar o descanso, seja na praia ou no campo. Mas, junto com o calor, as chuvas, a escuridão -- para quem prefere viajar à noite pelas temperaturas mais amenas -- e a neblina reduzem bastante a visibilidade, o que requer alguns cuidados para evitar surpresas.

Antes de iniciar a viagem, deve-se verificar se os faróis estão bem regulados, a fim de manter uma iluminação adequada, sem ofuscar a visão dos motoristas em sentido contrário. Nos carros com regulagem interna, lembre-se de usá-la ao carregar peso no porta-malas. Use sempre o farol baixo -- obrigatório desde o pôr-do-sol até o amanhecer --, alternando para luz alta apenas se não houver iluminação e não vier nenhum veículo se aproximando no sentido contrário. Sob neblina, contudo, mantenha o baixo (com o auxiliar específico, se existente), pois ele ilumina sob o nevoeiro e evita a reflexão nas gotículas de água. A limpeza também é importante, já que respingos de lama, por exemplo, podem reduzir a eficiência dos faróis e lanternas em até 70%.

Dirigir o ar-condicionado ao pára-brisa previne o embaçamento do vidro. Faróis
devem estar limpos e bem regulados para uma boa iluminação

Sob chuva, reduza a velocidade e, já nos primeiros pingos, acione o esguicho -- cujo reservatório deve estar sempre cheio d'água, com um pouco de detergente para eliminar resíduos de óleo no pára-brisa e evitar o entupimento. Com o limpador ligado, acione uma ventilação adequada. O ideal é usar ar-condicionado, não sendo preciso recorrer a baixa temperatura. Nos carros sem o equipamento, abra dois dedos dos vidros laterais e direcione a ventilação (aquecida se possível) para o pára-brisa. Assim, evita-se o embaçamento.

Problemas de visibilidade podem estar sendo causados pelas palhetas dos limpadores. Convém verificar o estado delas e da mola de pressão, que precisa ser lubrificada uma vez por ano. Também é recomendável manter uma distância maior dos veículos que vão à frente para fugir da água espirrada por sua passagem, sem contar a menor aderência para uma freada repentina.

Outras precauções que podem ser tomadas:

- leve lâmpadas e fusíveis sobressalentes, para não ser surpreendido por problemas em peças tão baratas;
- óculos escuros são a melhor opção contra a claridade excessiva;
- ao parar no acostamento, ligue o pisca-alerta e sinalize com o triângulo de segurança, colocado a uns 40 passos de distância.

Ver e ser visto é fundamental para a segurança. Às claras, só resta pegar a estrada tranquilo e sem surpresas pelo caminho. Boa viagem!


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