Best Cars Web Site

Vitrine de sonhos

Salão de Frankfurt bate recordes de lançamentos,
mas supercarros e conceitos são destaques

Texto: Henrique Mendonça, Carlos Guimarães e Fabrício Samahá

Maior e um dos mais importantes salões do mundo, o IAA (Internationale Automobil-Ausstellung) de Frankfurt -- que se reveza com o Salão de Paris a cada dois anos -- foi sempre palco de grandes lançamentos. Na 58a. edição não foi diferente: com 51 lançamentos, sendo 38 premiéres mundiais (primeira apresentação de um modelo), superou em 50% o número de novidades da edição anterior.

Criado em 1897, o Salão de Frankfurt acaba de completar 102 anos. Muitos não sabem, mas ele surgiu em Berlin, numa exposição de um dia e somente oito carros, quando o automóvel era apenas objeto de desejo. Este ano reuniu cerca de 1.200 empresas em 10 pavilhões, num total de 25 mil metros quadrados. Na última edição quase 900 mil visitantes encheram seus pavilhões. Nesta, encerrada dia 26 de setembro, esperam-se ainda mais pessoas. Confira a seguir os vários lançamentos e conceitos que foram destaque desta festa.

Carros-conceito

Mercedes SLR Roadster

Mercedes SLR Roadster

A estrela da Mercedes-Benz brilhou mais uma vez em Frankfurt. Com linhas inspiradas nos McLarens de Fórmula 1 e no clássico SLR dos anos 50 (saiba mais), a versão aberta do SLR reúne o que há de mais avançado em tecnologia sobre rodas. Sob o capô pulsa um moderno V8 de 5,5 litros, que produz 558 cv de potência e 73,5 m.kgf de torque. Como uma flecha de prata, o bólido é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,2 s e atingir 320 km/h. Bom? O melhor é que este sonho pode se tornar realidade: a marca alemã cogita em produzi-lo em série limitada dentro de três anos, juntamente da versão cupê apresentada em Detroit (saiba mais).

SUW Advance

A Mitsubishi expôs os conceitos SUW Advance (acima) e SUW Compact (abaixo), propostas híbridas entre minivans e SUVs. No Advance, de 4 portas, as traseiras se abrem para trás.

SUW Compact
SUW Compact

Mercedes SLR Roadster Mercedes SLR Roadster

Land Rover SVX

As linhas do primeiro modelo, de 1948, com tecnologia de hoje: até a Land Rover foi criativa com o SVX.

 

Daewoo DMS-1

O DMS-1 é um jipe compacto de linhas agressivas exposto pela coreana Daewoo. A marca também mostrou a Tacuma Sport, uma minivan de estilo esportivo.

 

Chrysler Java

Chrysler Java

A Chrysler apresentou o Java como um projeto experimental sobre a plataforma do Classe A, da sócia Mercedes. Com traços feitos para agradar ao gosto europeu, este pequeno americano teve o interior desenhado com criatividade e um toque de nostalgia, presente na instrumentação e nas saídas de ar do painel. Comenta-se que dará origem ao pequeno Chrysler a ser fabricado em Juiz de Fora, MG, junto do Classe A. Para movê-lo, um motor 1,4-litro de 80 cv -- provavelmente um dos que a Tritec, fabrica de motores que a Chrysler e a BMW estão construindo no Paraná, vai produzir.

Chrysler Java

BMW Z9 BMW Z9

BMW Z9

Nesse carro-conceito da BMW tem-se a impressão de que, se lhe dessem asas, as rodas logo sairiam do chão. Parado, com as portas abertas (a do motorista como uma asa de gaivota), o vôo fica apenas na imaginação, mas a semelhança com

um pássaro, assim como o clássico 300 SL Gull Wing da rival Mercedes, é inevitável. Foi projetado para acomodar quatro pessoas e seu interior segue a tendência de combinar o estilo futurístico com um toque "retrô". Na parte mecânica foi utilizado o motor V8 biturbo diesel de 3,9 litros do 750d.

Atualidades - Página principal - e-mail

© Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados