Best Cars Web Site

Utilitários dominam
Salão de Detroit

Ford 24.7

Picapes e SUVs são maioria dos lançamentos e conceitos, mas há novidades quentíssimas em outros segmentos

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Realizado anualmente no Cobo Center, o North American Internacional Auto Show (NAIAS) ou simplesmente Salão de Detroit ganha importância a cada ano. Fabricantes locais, europeus e asiáticos reservam para esse evento, um dos primeiros do ano, alguns lançamentos e muitos, muitos carros-conceito.

Picapes e utilitários-esporte foram a categoria mais numerosa em novidades absolutas, já que alguns automóveis apresentados já eram conhecidos de outros salões, como Aston Martin DB7 V12 -- embora mostrado como lançamento por um site menos informado -- e o conceito Mazda RX-Evolv. Confira nestas seis páginas o que apareceu de melhor no salão.

Carros-conceito
Produção
Cupês e conversíveis Picapes e utilitários- esporte Minivans Sedãs Modelos de produção
Carros-conceito - cupês e conversíveis
Viper GTS-R Viper GTS-R
Dodge Viper GTS-R

Viper GTS-RAs linhas arredondadas do Viper tornam-se mais retas e ainda mais agressivas neste carro-conceito, que muitos consideram um estudo para sua próxima geração. A carroceria, de fibra de carbono, oferece mais espaço em função de distância entre eixos 7,5 cm maior e colunas dianteiras mais avançadas. As bitolas são 50 mm mais largas.

O aerofólio traseiro é herança das pistas e a suspensão foi rebaixada em 50 mm. O motorzão V10 de oito litros passa de 455 para 500 cv, o que permite superar 320 km/h. Há quem acredite, contudo, que o próximo Viper terá um V8 em vez do V10. As rodas dianteiras de 19 pol, com pneus 285/30, e as traseiras de 20 pol, com pneus 335/30, contribuem para um valor de desempenho fantástico: vai de 0 a 100 mph (160 km/h) e retorna à imobilidade em 13,2 s!

Mercedes Vision SLA
Vision SLA Vision SLA

Um pequeno e charmoso roadster da Mercedes por um preço de Mazda Miata. É isso que promete o conceito SLA Vision, feito na plataforma do Classe A. Suas linhas, sobretudo a frente em formato de flecha, lembram o supercarro SLR, outro conceito da

Vision SLA

marca que será lançado em 2003 (saiba mais). Rodas aro 19 pol completam a agressividade.

Detalhes retrô não faltam: lembrando modelos dos anos 50 da Mercedes, traz suporte de malas na traseira, e no interior instrumentos são agrupados em círculos, com acabamento em alumínio. O câmbio tem uma chapa-guia de alumínio, como nos Ferraris. Até o rádio, com enormes botões e detalhes em alumínio perfurado. transmite nostalgia. Debaixo do capô, o 1,9-litro de 125 cv do A 190 dá conta do recado, visto que deverá pesar pouco.

Atualidades - Página principal - e-mail

Colaborou Henrique Mendonça

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados