Best Cars Web Site
Apresentação

Um X5 em escala reduzida

Clique para ampliar a imagem

X3, o utilitário compacto da BMW, tem motores de
3,0 litros e um inovador diferencial central ativo

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A BMW tem aproveitado a "entressafra" de salões -- seis meses entre Genebra, em março, e Frankfurt, em setembro -- para revelar importantes lançamentos. Foi assim com o Série 5, deverá ser com o Série 6, e acontece agora com o X3, o utilitário esporte compacto da marca, cujas primeiras fotos foram divulgadas hoje (17/6).

Derivado do conceito xActivity, apresentado em janeiro em Detroit, o X3 será lançado oficialmente no salão alemão. Seu estilo lembra muito o irmão maior X5, mas as proporções de altura e largura o deixam menos imponente, lembrando utilitários como o Land Rover Freelander. Como em todo BMW recente, faróis e lanternas foram alvos de certa criatividade, mas o resultado desta vez agrada.

O X3 utiliza a plataforma do Série 3, como ocorre entre o X5 e o antigo Série 5. De início, apenas motores de 3,0 litros e seis cilindros serão disponíveis: a gasolina, com 231 cv e velocidade máxima de 210 km/h (224 quando dotado de pacote esportivo, que inclui suspensão mais baixa), e turbodiesel, de 204 cv e 208 (ou 218) km/h. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de cinco. A tração integral não possui reduzida ou bloqueio de qualquer dos três diferenciais, mas o controle de tração -- como no X5 -- freia a roda que perder aderência.

Inovação em um utilitário é o diferencial central ativo, de mesmo princípio do Mitsubishi Lancer Evolution VIII, que distribui o torque entre os eixos com mais eficiência e pode alterar o comportamento do carro em curva, reduzindo a necessidade de intervenção do controle de estabilidade. A BMW o chama de xDrive. Há também a assistência em declives, que limita sua velocidade em descidas acentuadas.

Por dentro, o X3 mantém o estilo habitual da marca e traz um amplo monitor 16:9 no console, para sistema de navegação, que só aparece quando utilizado. Embora a fabricação tenha ficado a cargo da Steyr austríaca, e não da unidade americana da marca em Spartanburg, nos EUA, os americanos estão entre os primeiros a colocar as mãos na novidade, ainda este ano.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Página principal - e-mail

Data de publicação: 17/6/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados